terça-feira, 15 de março de 2011

Seminário receberá palestrantes de outros estados


De 22 a 24 de março, será realizado o Seminário Leitura de Olhos Fechados, um evento que visa a fomentar as discussões acerca da audiodescrição, um recurso ainda novo no país, que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão. O evento receberá convidados da região e também de outros estados, como Rio de Janeiro e Ceará.
A programação do Seminário inclui conferência, mesas-redondas, debates, oficina de introdução à técnica da audiodescrição e exibições de filmes, longas e curtas. A oficina será ministrada por Graciela Pozzobon, atriz e audiodescritora, que vem do Rio de Janeiro para apresentar, demonstrar e introduzir os participantes à técnica da audiodescrição. Desde 2003, Graciela coordena uma equipe responsável pela produção de roteiros e narração em audiodescrição.
Já para as mesas-redondas, os participantes poderão contar com dois pesquisadores do Ceará. Um é Klístenes Bastos Braga, mestre em Lingüística Aplicada, que abordará, em sua fala, sobre a produção de DVDs acessíveis e a construção de uma videoteca acessível, além de abrir discussões acerca do panorama da pessoa com deficiência visual no Brasil e a questão mercadológica envolvendo esse público.
Outra pesquisadora é a Bruna Alves Leão, que desenvolve trabalhos na área de “Audiodescrição ao Vivo: Teatro Acessível para o Público com Deficiência Visual”. Durante sua participação em uma mesa-redonda, Bruna falará sobre os desafios da tradução audiovisual do teatro por meio da audiodescrição ao vivo; a formação de uma nova platéia, a partir do acesso do público infantil com deficiência visual aos meios audiovisuais; e ainda a autonomia, a socialização e a integração desse público com as artes cênicas.
O Seminário faz parte do projeto Leitura de Olhos Fechados, uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste e BNDES, por meio do Programa BNB de Cultura.
Informações, pelos telefones (77) 3422-3929 e 3421-9165.
Fonte: assessoria de imprensa do projeto

Seminário Leitura de Olhos Fechados já tem data definida




Desde que foi lançado, em dezembro de 2010, o Leitura de Olhos Fechados tem despertado a atenção de muita gente por ser um projeto pioneiro na Bahia, que visa a permitir que deficientes visuais tenham acesso à cultura e à informação por meio da audiodescrição. Entre as suas propostas, está a realização de um seminário, que acontecerá no período de 22 a 24 de março, no Teatro Glauber Rocha, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista.
A programação do seminário inclui conferência, mesas-redondas, debates, oficina de introdução à técnica da audiodescrição e exibições de filmes em audiodescrição.  Podem participar educadores, coordenadores pedagógicos, psicólogos, estudantes, atores e demais profissionais interessados em conhecer mais sobre a temática.
O projeto Leitura de Olhos Fechados é realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste e BNDES, por meio do Programa BNB de Cultura.
Fique atento! Outras informações serão divulgadas em breve.
Fonte: assessoria de imprensa do projeto

Leitura de Olhos Fechados divulga programação completa das exibições de filmes


Pioneiro na Bahia, o projeto Leitura de Olhos Fechados visa a permitir que deficientes visuais tenham acesso à cultura e à informação por meio da audiodescrição (AD). Para tanto, serão exibidos diversos filmes (AD), longas e curtas, ficção e documentários, tudo para socializar a sétima arte às pessoas portadoras de alguma deficiência visual.
Os filmes serão exibidos sempre às 15 horas, em locais distintos e de fácil acesso.  Confira a programação completa das exibições, que vai até o mês de abril de 2011.
·         Dia 17 de fevereiro, na Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE), tem o filme O Corintiano, de Milton Amaral.
·         Dia 24 de fevereiro, no Colégio Modelo, será a vez de assistir Carmem Mirandabananas is my busines, de Helena Solberg.
·         Dia 17 de março, na Secretaria Municipal de Educação (SMED), a sessão ficará por conta do filme Vida de Menina, de Helena Solberg.
·         Dia 31 de março, no Teatro Glauber Rocha/Uesb, com o filme Eles não usam Black-tie, de Leon Hirszman.
·         Dia 07 de abril, no Teatro Glauber Rocha/Uesb, tem Boleiros – era uma vez o futebol, de Ugo Giorgetti.
·         Dia 13 de abril, no SESC, será exibido o documentário Fé, de Ricardo Dias.
·         Dia 28 de abril, na Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE), para encerrar a temporada, terão vários curtas.
O projeto Leitura de Olhos Fechados é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste e BNDS, por meio do Programa BNB de Cultura.
Mais informações, pelos telefones (77) 3422-3929 e 3421-9165.
Fonte: assessoria de imprensa do projeto