quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CAMPEONATO BRASILERO DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS ACONTECE EM FORTALEZA

Por Klístenes Braga

A Associação dos Deficientes Motores e a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas realizam esta semana o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da terceira divisão no Ginásio Poliesportivo do CUCA Che Guevara, equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, situado na Barra do Ceará.

Atleta ADEFAL (AL)

A história do Basquete em Cadeira de Rodas no Brasil começou em 1958, quando Clube dos Paraplégicos de São Paulo e Amigos do Basquete do Rio de Janeiro disputaram a primeira partida que se tem registro. Somente em 1999 foi disputado o primeiro campeonato brasileiro da modalidade, mesmo ano que foi criada a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).

O campeonato, que este ano chega a sua 12ª edição, conta com as equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Alagoas, Goiás, Pernambuco, São Paulo, Pará e Ceará disputando a terceira divisão. Além do campeonato brasileiro, a CBBC promove os campeonatos regionais e o brasileiro de regiões.

ASCAMTI (PI) x ADEFAL (AL)

Segundo José Fernando da Silva, membro do Conselho Fiscal da CBBC e Presidente da Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia, a carência de profissionais qualificados para desenvolver paradesportos e a falta de apoio na divulgação são os maiores desafios das modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência. José Fernando chama atenção para a mudança no cenário da pessoa com deficiência no mundo, que está bem diferente do que dez anos atrás. “Hoje, os maiores fornecedores de matéria-prima dos paradesportos são os acidentes de trânsito e de trabalho, diferentemente do que se configurava antigamente, quando a deficiência tinha origem na pobreza e em doenças”, concluiu o conselheiro da CBBC, que teve poliomielite.

O CUCA Che Guevara por sua vez, vem desenvolvendo um projeto intitulado Multiacesso, voltado para a acessibilidade das pessoas com deficiência à sua programação artística, cultural e esportiva, cujo propósito é realizar e abraçar  ações que favoreçam o reconhecimento social de todos os indivíduos, favorecendo seu pleno desenvolvimento e interação social. Este ano, o CUCA realizou o Encontro com o Escritor com a participação da modelo surda Vanessa Vidal, autora do livro “A Verdadeira Beleza”, e de Cassia Regina e Mariana Gurgel, organizadoras do livro “Mariana, um facho de luz”, que conta a história de superação de Mariana, que tem síndrome de Down, nos meses de junho e setembro, respectivamente. Dessa forma, a realização do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas no CUCA foi abraçada pelo projeto, que se encontra aberto a novas atividades de acessibilidade.

Mais informações sobre basquete em cadeira de rodas:
Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB: www.cpb.org.br.
Associação dos Deficientes Motores: admceara@hotmail.com.
Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia: adap.basquetebol@gmail.com.

Curiosidade:
A 1ª cadeira de rodas que chegou ao Brasil foi trazida pelo paulista Sergio Delgrande em 1958.

Serviço:
Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão de Basquete em Cadeira de Rodas
Data: de 25 a 29 de outubro de 2011
Horário: a partir das 8h
Local: Ginásio Poliesportivo do CUCA Che Guevara, Av. Pres. Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará, Fortaleza-CE
Entrada franca