quinta-feira, 31 de maio de 2012

CCBNB Lança Projeto Com Audiodescrição

Por assessoria de imprensa

O Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza - CCBNB lançará nesta sexta-feira (01) o projeto “SuperAção”, que realizará ações sistematizadas ao longo do ano com foco no acesso das pessoas com deficiência visual e intelectual aos programas culturais oferecidos pelo CCBNB, por meio da audiodescrição, nas áreas de artes cênicas, de artes visuais e de audiovisual.
O projeto é uma parceria do CCBNB - Fortaleza com Klistenes Bastos Braga, Audiodescrição & Produção Cultural Acessível, organização responsável pela iniciativa e produção do projeto e pelo serviço de audiodescrição. O projeto conta ainda com o apoio da Gráfica Braille da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará, que viabilizou material em Braille.
A ação de lançamento compreende a audiodescrição do espetáculo “A Estrela Cadente”, do Coletivo de Teatro Manga Rosa, com roteiro de Bruna Leão e Klístenes Braga e narração de Klístenes Braga. A sessão audiodescrita acontecerá amanhã (01), às 15h, e já tem presença confirmada dos alunos do Instituto Dr. Hélio Góes, instituição pertencente à Sociedade de Assistência aos Cegos.

Sinopse do Espetáculo
Lorrayne Leblon é uma típica celebridade em decadência. Ela conta a sua “trajetória artística”, como conquistou o estrelato e namorou um jogador de futebol, mesmo tendo morado no subúrbio de Caucaia.

Ficha Técnica do Espetáculo
Elenco: Dalton Braz
Texto: Emilena Cardoso e Dalton Braz
Direção: Ana Paula Prudêncio
Iluminação: Ciel Carvalho
Cenografia e figurino: Emilena Cardoso
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos

:: Serviço
A Estrela Cadente, do Coletivo de Teatro Manga Rosa (CE)
Data: 01/06/2012
Horário: 15h
Local: Cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941, Centro
Entrada franca
Mais Informações: (85) 3464.3108 / cultura@bnb.gov.br

Para curtir o projeto, acesse: facebook.com/projetosuperacao



Breve descrição da imagem: logo do Projeto SuperAção. A palavra “projeto” com letras na cor preta está sobre as palavras “super” com letras na cor vinho e “ação” com letras na cor amarela e bordas na cor vinho. A letra “o” da palavra “ação” é representada pelo desenho de um smile usando óculos escuros na cor vinho. Todas as palavras estão levemente inclinadas para a direita. Logo abaixo do logo se lê o slogan: “arte, cultura e acessibilidade” em letras na cor branca com bordas na cor vinho.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza contará com Audiodescrição


A Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, a Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (Copedef) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Comdefor) realizarão a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza nos próximos dias 28 e 29.

A Conferência desenvolverá seus trabalhos sobre a temática Atuação dos Parlamentos na Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e elegerá delegados e propostas de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, que serão apresentadas na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Ceará.

Confira abaixo a programa completa.

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza
Tema: Atuação dos Parlamentos na Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Dia 28 de maio
8h – Café da manhã e credenciamento

9h – Abertura – Composição da Mesa com Autoridades: SNPD, Conade, CEDEF, SDH, Comdefor e Prefeita
– Hino Nacional e de Fortaleza em Libras por Adriano Rodrigues

9h30 – Mesa redonda: Atuação dos Parlamentos na Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
 (Senador - Deputado Federal – Deputado Estadual e Vereador)

11h30 – Almoço

13h – Leitura e discussão do Regimento da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza

14h – Painel temático para apresentação e discussão da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência por artigos, nas áreas:
Educação – Profª Terezinha Joca (Unifor)
Esporte – Prof. Vicente Cristino - Coordenação do Curso de Educação Física – UNIFOR
Saúde – Dr. Mário Mamede – Superintendente do Instituto de Previdência do Município - IPM

15h – Coffee breack

15h30 – Continuação Painel Temático
Acessibilidade – Profª Zilsa Santiago – Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará - UFC
Transporte – Flávio Arruda - Chefe da Unidade de Acessibilidade e Projetos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza - Etufor
Acesso à Justiça - Nadia Costa Maia – Promotora de Justiça

17h – Encerramento

Dia 29 de maio

8h – Café da manhã

8h30 – Plenária para divisão dos grupos e encaminhamento de propostas

9h – Discussão nos grupos
Grupo 1 – Deficiência Auditiva
Grupo 2 – Deficiência Física
Grupo 3 – Deficiência Intelectual
Grupo 4 – Deficiência Orgânica e Múltipla
Grupo 5 – Deficiência Visual

12h30 – Almoço

13h30 – Apresentação e escolha de delegados nos grupos.

14h30 – Plenária para apresentar e referendar as propostas colhidas nos grupos.

16h30 – Coffee Break

17h – Plenária para referendar a eleição dos delegados eleitos nos grupos.

18h – Show e Coquetel

::Serviço
Data: 28 e 29 de maio de 2012
Local: Universidade do Parlamento Cearense – Unipace
Endereço: Av. Pontes Vieira, 2391 – Dionísio Torres (próximo à Assembleia Legislativa) – Fortaleza – CE
Audiodescrição: ATAV Brasil
Tradutores: Bruna Leão e Klístenes Braga

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Profissionais da ATAV Brasil participam do Seminário Leitura de Olhos Fechados pelo segundo ano consecutivo

Por assessoria de imprensa

Começou ontem (15) o Seminário Leitura de Olhos Fechados, evento que visa fomentar as discussões acerca da audiodescrição e que se estenderá até o próximo dia 18. O evento recebe convidados de vários estados brasileiros, dentre eles o Ceará.

A programação do Seminário inclui conferência, mesas-redondas, debates, oficinas de introdução à técnica da audiodescrição e exibições de filmes de longa e de curta-metragem. As oficinas serão ministradas por Klístenes Braga e Bruna Leão nas cidades baianas de Vitória da Conquista e Jequié. Ambos são Mestres em Linguística Aplicada com ênfase em audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará e fundadores da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil, atuando principalmente nas seguintes áreas: audiodescrição, tradução audiovisual, acessibilidade audiovisual, eventos inclusivos e produção cultural acessível. Já Renata Mascarenhas, Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia e também fundadora da ATAV Brasil, será uma das palestrantes do seminário. Renata atua principalmente nos campos da tradução audiovisual, audiodescrição, tradução intersemiótica e acessibilidade.

O Seminário Leitura de Olhos Fechados é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e conta com a co-realização da Casa da Cultura de Vitória da Conquista, e com o patrocínio da Oi, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura).

Para mais informações, acesse: www.leituradeolhosfechados.com.br.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mostra de vídeos acessíveis encerrou as oficinas de acessibilidade no CUCA

Por assessoria de imprensa

O projeto Teatro e Cinema Acessíveis para Pessoas com Deficiência Sensorial, contemplado no I Edital Ação Jovem do CUCA, encerrou as oficinas de audiodescrição e de legendagem para surdos no último sábado (12), com a exibição de uma mostra de vídeos audiodescritos e legendados pelos alunos das oficinas.

Breve descrição da imagem: foto de uma sessão de cinema. Atrás da plateia, vê-se duas mulheres sentadas assistindo ao filme projetado na tela. Ao fundo, na tela, dois rapazes seguram frutas. Sobre a imagem, lê-se a seguinte legenda em letras amarelas: A acerola é boa para fazer suco.

As oficinas possibilitaram o primeiro contato dos participantes com recursos de acessibilidade voltados para pessoas com deficiência visual e surdas, contribuindo para a difusão de uma cultura inclusiva entre os jovens. A oficina de legendagem para surdos contou com a colaboração da Prof.ª Élida Gama, que agregou dados recentes acerca desse tipo de legendagem, a partir da sua pesquisa na Universidade Estadual do Ceará.

Breve descrição da imagem: foto dos alunos das oficinas sentados na plateia da sala de cinema do CUCA, trocando informações com Bruna Leão, que está de pé. 

Segundo Bruna Leão, idealizadora do projeto, assim como esses jovens, muitos outros não têm conhecimento desses recursos e, por isso, quase não se veem iniciativas inclusivas entre os realizadores e produtores do audiovisual e do teatro, respectivamente, no Ceará. Apesar das leis, da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Plano Viver sem Limites, que preveem a oferta de recursos de acessibilidade no mercado cultural, há uma carência de formação de audiodescritores e de legendistas no nosso Estado, concluiu Bruna.

Breve descrição da imagem: foto dos alunos concludentes das oficinas, sendo três moças e três rapazes. Bruna está ao centro e todos estão de pé em frente à tela da sala de cinema, onde está projetado em letras amarelas sobre fundo branco: CUCA, Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte.

Bruna Leão é graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará e está em fase de conclusão da sua pesquisa de mestrado envolvendo a audiodescrição no teatro infantil. Dentre seus trabalhos mais recentes, pode-se destacar a tradução audiovisual do vídeo “Fortaleza em Sol Maior”, do espetáculo teatral “Memórias de Natal” e do programa de TV “Sentidos”, e a palestra "A Audiodescrição" na mesa redonda "Acessibilidade audiovisual: garanta você também esse direito".

Breve descrição da imagem: sequência de três fotos de Bruna entregando certificados de conclusão à alguns alunos. Na foto da esquerda, ela posa com Tatiana. Na foto do centro, Guilherme recebe o certificado das mão de Bruna. E na foto da direita, Bruna faz a entrega para Renata. Em todas as fotos, eles posam em frente à tela da sala de cinema, onde está projetado em letras amarelas sobre fundo branco: CUCA.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Seminário Leitura de Olhos Fechados já tem data definida

Pelo segundo ano consecutivo, é desenvolvido o projeto Leitura de Olhos Fechados – a imagem traduzida em palavras -, cuja proposta é promover mais informação e cultura aos deficientes visuais, por meio da audiodescrição e da aquisição de equipamentos como audiobooks e impressoras em braile. Entre suas ações, está a realização de um Seminário, que acontecerá no período de 16 a 18 de maio, no Teatro Glauber Rocha e Auditório Wally Salomão, ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista e Jequié, respectivamente.


Breve descrição da imagem por Klístenes Braga: Retângulo de fundo azul, com pontos do sistema braille. À esquerda, lê-se Projeto Leitura de Olhos Fechados: a imagem traduzida em palavras em letras brancas e amarelas. Um rolo de filme de cinema forma a letra O da palavra olhos, a qual é formada por pontos que simulam o sistema braille. Uma mão na cor branca toca com o indicador os pontos que formam a letra S. À direita, lê-se filmes em audiodescrição, audiobooks, seminários, oficinas, abril, maio, 2012, Vitória da Conquista, Jequié, Bahia. 
A programação inclui conferência, mesas-redondas, debates, oficina de introdução à técnica da audiodescrição e exibições de filmes brasileiros com audiodescrição. Podem participar educadores, coordenadores pedagógicos, psicólogos, estudantes, atores e demais profissionais interessados em conhecer mais sobre a temática.

A promoção é da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com a co-realização da Casa da Cultura de Vitória da Conquista, e o patrocínio da Oi, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura).



Mais informações, acesse: www.leituradeolhosfechados.com.br.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fortaleza comemora 286 anos com vídeo coletivo para todos verem e ouvirem

Por assessoria de imprensa

A Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza, lançará esta noite, às 19h, em sua sede, o vídeo coletivo “Fortaleza em Sol Maior”. O vídeo traz histórias inspiradas em obras de compositores cearenses, em comemoração ao aniversário de 286 anos de Fortaleza, completos no último dia 13 de abril. O projeto teve início em 2008 e visa incentivar a produção audiovisual na cidade. Os vídeos são temáticos e já registraram Fortaleza pelas horas, pelos personagens da cidade, pelas ruas e pelos sentidos.

As histórias de “Fortaleza em Sol Maior” foram selecionadas a partir de um edital, que contemplou sete músicas: “Chega, Chega, Chegadinho”, de Lauro Maia, “Curta-Metragem”, de Rodger Rogério, “Samples de Odiamor”, de Uirá dos Reis, “Menino de Rua”, de Luiz Sérgio, “Samba do Lago”, de Fabrício da Rocha e Leite Neto, “Bicicleta”, de Wagner de Castro, e “Aqui Jazz Você”, de Leonardo Adriano Freire Júnior.

Breve descrição da imagem: peça gráfica de divulgação do vídeo. Desenho da orla de Fortaleza, onde pessoas transitam, desfrutando da praia e do calçadão à beira-mar. Ao fundo, vêem-se os prédios de frente para o mar. São coloridos e estão encimados por um límpido céu azul, onde está escrito Fortaleza em sol maior, com destaque para a palavra Fortaleza em letras brancas. No rodapé da peça, à direita, está o logo da Vila das Artes, e à esquerda, está o brasão da Prefeitura de Fortaleza e o selo da gestão Você Construindo a Fortaleza Bela.

“Fortaleza em Sol Maior” será o segundo vídeo do projeto a contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e para surdos. Igualmente como aconteceu com o vídeo “Fortaleza em Todos os Sentidos”, a audiodescrição e a legendagem para surdos foram realizadas por Bruna Alves Leão, Élida Gama e Klístenes Braga, todos profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil. Para Klístenes, o trabalho de tradução audiovisual dos vídeos contribui para tornar Fortaleza cada vez mais acessível aos olhos e aos ouvidos de todos.

::Serviço
Fortaleza em Sol Maior
Exibições com audiodescrição e legendagem para surdos
Lançamento: dia 04/05, às 19h, na Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro)
Dia 21/05, às 13h, n Instituto Dr. Hélio Góes (Rua Padre Anchieta, 1400, Monte Castelo)
Mais informações: (85) 3252.1444

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ação Jovem do CUCA Realiza Oficinas de Audiodescrição e de Legendagem para Surdos


Por assessoria de imprensa

O CUCA Che Guevara através do I Edital Ação Jovem realizará em maio, oficinas de audiodescrição e de legendagem para o teatro e para o cinema.

O I Edital Ação Jovem é uma iniciativa do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte - Instituto CUCA que premiou dez projetos nas áreas de Cultura, Arte, Ciência, Esporte, Protagonismo Juvenil, Promoção de Saúde, Comunicação Popular e Economia Criativa, apresentados por jovens alunos, ex-alunos e participantes do programa Comunidade em Pauta do CUCA Che Guevara, com idade entre 15 e 29 anos. O objetivo desta iniciativa é fomentar a concepção de projetos autorais que envolvam conhecimentos adquiridos no convívio com a comunidade do CUCA Che Guevara e estimular o empreendedorismo sociocultural dos jovens e o desenvolvimento de suas competências para a idealização, a elaboração e a realização de seus projetos.

Um dos dez contemplados foi o projeto de Bruna Leão, tradutora audiovisual da ATAV Brasil e pesquisadora do Grupo LEAD da UECE, intitulado “Projeto Teatro e Cinema Acessíveis para Pessoas com Deficiência Sensorial”, cujo objetivo é introduzir os princípios básicos da audiodescrição e da legendagem para o teatro e para o cinema em duas oficinas destinadas aos alunos do CUCA Che Guevara e demais jovens da comunidade do entorno.

Segundo Bruna, é preciso preparar os jovens produtores e realizadores do teatro e do cinema cearenses para o mercado emergente de produções audiovisuais acessíveis às pessoas com deficiência visual e surdas, fomentando a cultura acessível em nossa sociedade e estimulando projetos culturais que envolvam a audiodescrição e a legendagem como recursos de acessibilidade para todos os públicos.

Foto: Tiago Braga
Breve descrição da imagem: foto de Bruna na cabine do Cineteatro do CUCA Che Guevara. Ela é vista de costas usando um microfone preso à cabeça, modelo headset. Ao fundo, vê-se pela janela da cabine os atores no palco.

Além disso, essas modalidades de tradução audiovisual possibilitam uma nova forma de ocupação e de renda para os jovens através do desenvolvimento de habilidades técnicas específicas e inovadoras no universo das artes, acredita a pesquisadora.

Assim, cada uma das oficinas propõe uma nova forma de pensar a arte, contribuindo para que futuros produtores e realizadores idealizem seus projetos contemplando a temática da acessibilidade, concluiu a idealizadora do projeto que ofertará as oficinas.

A oficina de audiodescrição tem início esta tarde no CUCA Che Guevara, localizado em Fortaleza, na Barra do Ceará. As inscrições são inteiramente gratuitas! Para inscrever-se, o jovem pode enviar um e-mail para b.matilde@hotmail.com, entrar em contato pelo telefone (85) 8657.9021 ou dirigir-se à Biblioteca do CUCA Che Guevara.