quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ceará realiza a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Por assessoria de imprensa

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará e a Coordenadoria de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado realizam esta semana a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento teve início ontem (29) e contou com a fala do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Sr. Antônio José Ferreira.

Ao se pronunciar, o Secretário Antônio José destacou o plano Viver sem Limite e exibiu em primeira mão, os vídeos da campanha publicitária que divulgará uma linha de crédito junto ao Banco do Brasil para o financiamento de bens e serviços voltados para pessoas com deficiência, a construção de casas adaptáveis através do programa Minha Casa, Minha Vida e a oferta de vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Além disso, Antônio José enfatizou importância da mobilização da sociedade civil cearense por meio da eleição dos delegados que representarão as pessoas com deficiência na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em dezembro deste ano. Durante a solenidade de abertura, o Secretário foi assessorado por Bruna Leão, audiodescritora da ATAV Brasil.

Breve descrição da imagem: foto de Antônio José e Bruna Leão lado a lado, em pé junto à mesa diretora da Conferência. O Secretário está à esquerda, tem cabelos pretos e pele branca e está usando terno azul marinho com gravata azul. Bruna tem cabelos castanho-escuros, pele branca e está usando óculos, blusa e casaco pretos e saia marfim. Ela está com a cabeça levemente inclinada na direção de Antônio José, realizando a audiodescrição.

A solenidade de abertura da Conferência foi marcada por uma manifestação pacífica organizada pelo Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe). Sob as palavras de ordem “respeito” e “dignidade”, os manifestantes foram aplaudidos de pé.

Breve descrição da imagem: foto dos manifestantes. À esquerda, um senhor grisalho segura um pequeno cartaz e um homem de cabelos longos observa da sua cadeira de rodas. Ao centro, uma senhora segura uma faixa com a escritura “Com ou sem deficiência todos nós temos direito à vida. Respeito ao art. 10 da Convenção”. Ela está usando óculos e blusa com listras azuis e brancas. E, à direita, quatro jovens seguram cartazes. Todos estão usando camiseta amarela com o logotipo do Campe no braço.

A Conferência se estenderá até amanhã (31), quando deverão ser eleitos os delegados estaduais para representação na Conferência Nacional.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Seminário Internacional sobre Inclusão Social terá Mesa sobre Audiodescrição

Por assessoria de imprensa

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza nesta segunda-feira (27) o Seminário Internacional sobre Inclusão Social, cujo tema é Educação Especial e Inclusiva: Possibilidades e Avanços.

O objetivo do Seminário é criar um espaço de diálogo e reflexão para intercâmbio de ações e trocas de experiências sobre a educação inclusiva, focalizando a acessibilidade e a sexualidade da pessoa com deficiência.

O Seminário terá início com a fala da Ministra Maria do Rosário, Secretária Nacional dos Direitos Humanos, e contará com palestrantes do Uruguai e da França. Uma das mesas abordará o tema Arte e Recursos Audiodescritivos para Pessoas com Deficiência, com a fala do presidente da ATAV Brasil, Klístenes Braga. Há quatro anos a ATAV Brasil vem realizando projetos de acessibilidade cultural que contribuem para a inclusão sociocultural das pessoas com deficiência.

Além do Seminário, a organização também oferecerá o Curso Educação Inclusiva e Pós-Modernidade, com a Prof.ª Maria Eugênia Nabuco e o Prof. Eric Plaisance (França).

Segue abaixo a programação completa.
  

SEMINÁRIO INTERNACIONAL E CURSO: INCLUSÃO SOCIAL

Seminário Educação Especial e Inclusiva: Possibilidades e Avanços

08:00 – Credenciamento – Recepção dos participantes.

08:40 – Abertura Oficial – Composição da Mesa: Autoridades e Convidados (as); Hino Nacional.

09:30 – Ministra Maria do Rosário – Secretária Nacional dos Direitos Humanos.

10:30 – Inclusão Social no Ceará
Izolda Cela – Secretária de Educação do Estado do Ceará.
Gewada Weyne Linhares – Assessora da Educação Especial (SEDUC).
Keila Leite Chaves – Coordenadora do Centro de Apoio a Mães de Portadores de Deficiência.

11:40 – Formação Profissional dos Psicomotricistas como Agentes de Inclusão Social – Projeto CAIF
Prof. Juan Luis Mila Demarchi – Uruguai.

12:30 – Intervalo

14:00 – A pessoa com deficiência e seu desenvolvimento psicossexual: Mitos e tabus
Prof.ª Marisa Pascarelli Agrello – Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional das Faculdades INTA.
Inclusão no Mercado de Trabalho
Prof.ª Maria de Fátima Almeida de Sousa – Instituto de Desenvolvimento do Trabalho.

14:50 – Educação e inclusão: Um Enfoque Europeu
Prof. Eric Plaisance – França

15:40 – Intervalo

16:00 – Arte e Recursos Audiodescritivos para Pessoas com Deficiência
Prof.ª Ruth Queiroz – Especialização em Psicomotricidade e Arte Terapeuta
Prof. Klístenes Braga – Presidente da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil
Políticas Públicas Municipais
Prof.ª Nadja Pinho Pessoa – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Pessoas com Deficiência e Coordenadora Especial do Conselho de Pessoas com Deficiência

17:00 – Debate: Reflexão sobre a Problemática da Inclusão Social – Ceará/Brasil, Europa e Uruguai – Desafios e Possibilidades.
17:50 – Encerramentos do Seminário

Data: 27 de agosto de 2012
Local de Realização: Auditório da Universidade do Parlamento
Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres – Fortaleza-CE
Informações: (85) 3264-1029


Curso Educação Inclusiva e Pós-Modernidade
15 Horas/Aula
Dias 28, 29 e 30 de agosto, das 14h até 19h
Prof.ª Maria Eugênia Nabuco e Prof. Eric Plaisance – França
Local de Realização:
Auditório da Universidade do Parlamento Cearense
Av. Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres – Fortaleza-CE
Informações: (85) 3264-1029



Realização: Universidade Estadual do Ceará.
Promoção: CIVITAS – Assessoria e Consultoria.
Apoio: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará, IPREDE, UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CUCA Realiza Sessão de Cinema com Audiodescrição


Por assessoria de imprensa

Amanhã (24) é dia de atividade acessível na programação de cinema do CUCA Che Guevara, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla promovida pela APAE Brasil.

Os alunos do Instituto Moreira de Sousa, Organização Não Governamental (ONG) filantrópica, que trabalha com educação inclusiva de pessoas com deficiência intelectual e/ou dificuldade de aprendizagem desde 1972 em Fortaleza, irão conferir gratuitamente uma programação de cinema pra lá de especial.

A atividade contará com filmes de curta-metragem de realizadores cearenses, que abordam a vida no contexto rural do sertão nordestino. Vale ressaltar que todos serão exibidos com audiodescrição, modalidade de tradução audiovisual que traduz imagens em palavras, favorecendo a acessibilidade das pessoas com deficiências visual e/ou intelectual à programação fílmica, uma vez que são oferecidas informações adicionais que não estão contidas nos diálogos e efeitos sonoros da produção.

A iniciativa é uma realização do Projeto Multiacesso integrado ao Programa Curta Mais Cinema, ambos mantidos pelo Instituto CUCA.

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

Filmes com Audiodescrição (AD)

Águas de Romanza
(Direção de Gláucia Soares e Patrícia Baía, Ficção, 15’, Colorido, 2002, CE)

Sinopse: No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.

Roteiro de Audiodescrição: Alexandra Seoane, Renata Mascarenhas, Juliana Navarro, Fernanda Alfonso, Katarinna Pessoa e turma da Oficina de Legendagem 2009.
Narração: Bruna Alves Leão.


Reisado Miudim
(Direção de Petrus Cariry, Ficção, 13’, Colorido, 2008, CE)

Sinopse: “Reisado Miudim” é a história de Mateus, um menino que convive com a cultura do reisado e sonha em ser o guerreiro da dança. No desenrolar do filme, o garoto tem seu caráter testado e espera que o seu grande sonho se realize.

Roteiro de Audiodescrição: Conceição Aragão, Luana Ribeiro, Renato Santos, Rosana Lima, Rosane Lima, Rubenita Alves, Renata Mascarenhas, Juliana Navarro, Fernanda Alfonso, Graça Marques, Cristienne Ferreira e Katarinna Pessoa.
Narração: Pedro Henrique Praxedes.


Vida Maria
(Direção de Márcio Ramos, Animação, 10’, Colorido, 2006, CE)

Sinopse: Acompanhamos Maria durante o seu trabalho no sitio onde vive. Vai dos 5 aos 45 anos e passa todo seu estilo de viver para sua filha Lurdes. O filme mostra ciclos de vida que muitas vezes ficamos.

Roteiro de Audiodescrição: Bruna Leão e Klístenes Braga
Narração: Bruna Leão

Vida Maria. Descrição da imagem por Klístenes Braga: Desenho à computação gráfica de uma menina morena escrevendo a lápis em um caderno, junto ao portal de uma janela. Ela tem cabelos pretos e curtos e usa um lenço azul na cabeça e um vestido azul celeste com detalhes brancos.


Serviço::
Projeto Multiacesso integrado ao Programa Curta Mais Cinema
Dia: 24/08/2012
Hora: 14h30
Espaço: Cineclube do CUCA Che Guevara
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, nº 6417, Barra do Ceará
Programação gratuita

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Últimos Dias da Exposição sobre a Vida e a Obra de Luiz Gonzaga com Audiodescrição e Legendagem para Surdos no MCC

Por Assessoria de Imprensa


A exposição “O Imaginário do Rei – Visões do Universo de Luiz Gonzaga”, aberta à visitação desde o dia 23 de junho no Memorial da Cultura Cearense (MCC), ficará em cartaz até o próximo dia 18, com audiodescrição e legendas para surdos.

A exposição é uma homenagem coletiva de vários artistas brasileiros aos 100 anos do “Rei do Baião”, como ficou conhecido Luiz Gonzaga, um dos ícones da música do Brasil com reconhecimento universal. São xilogravuras, fotografias, infogravuras, esculturas, dentre outras, todas acessíveis ao público com deficiência visual por meio da audiodescrição, disponibilizada em equipamentos Mp3.

A mostra conta ainda com a projeção dos filmes “Viva São João!”, de Andrucha Waddington, “O Milagre de Santa Luzia”, de Sergio Roizenblitz, “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira, e “Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões”, de Rose Maria, todos com audiodescrição e legendas para surdos.

Os recursos de acessibilidade foram produzidos pelos tradutores audiovisuais Alexandra Seoane, Bruna Leão e Klístenes Braga. Esta é a segunda iniciativa de acessibilidade em museus realizada pelos tradutores no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

Descrição da imagem: obra de Arievaldo Viana, sem título. Ano 2010.
Tela com 63cm de largura por 50cm de altura. Luiz Gonzaga tocando sanfona em noite de festa. Ele usa um chapéu de vaqueiro com uma estrela no meio da aba, está posicionado do centro para a direita da tela e olha por cima do seu ombro direito. À esquerda, logo atrás de Luiz Gonzaga, há uma igreja com duas torres e uma cúpula ao fundo. Sobre a cabeça de Luiz Gonzaga há um cordão de bandeirinhas. No céu estrelado, um balão sobe próximo à lua minguante. Em grande parte da obra as cores predominantes são preta e branca. Na parte inferior, chamas de uma fogueira sobre fundo vermelho completam a obra.

O MCC realiza ações de inclusão e desenvolvimento social das pessoas com deficiência desde 2006, por meio do Projeto Acesso, dentre as quais merecem destaque as exposições “Na Ponta dos Dedos”, realizada pelo CDMAC em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “Diálogos”, de Fernando França, “Retalhos da Memória”, de Celso Florêncio do Nascimento, e “VIVA Fortaleza 1950 – 2010”, projeto coordenado por Patrícia Velloso. Além dos recursos de acessibilidade supracitados, o MCC também disponibiliza maquete tátil e vídeo em LIBRAS. 

O projeto da mostra é de Bené Fonteles, que recebeu o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte / MinC.


SERVIÇO::
Exposição O Imaginário do Rei – Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga.
Salas 1 e 2 do Memorial da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema. Mais informações e agendamento de grupos: (85) 3488.8600.
Aberto diariamente, de terça a quinta-feira, de 9h às 19h, sexta-feira, sábado, domingo e feriados, de 14 às 21h.
Audiodescrição e Legendagem para Surdos: Alexandra Seoane, Bruna Leão e Klístenes Braga. Contato: (85) 8636.7200 / 8657.9021.