quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Exposição com Audiodescrição no Centro Cultural Banco do Nordeste


Por assessoria de imprensa

O projeto “O Legado da Coruja” é de autoria do cineasta francês Chris Marker, cuja trajetória de trabalho já soma mais de 60 anos. Embora seja um dos seus projetos menos conhecidos, é uma dos mais instigantes, pois tem como foco conceitos ou questões surgidos na Grécia Antiga que persistem importando como elementos organizadores do pensamento corrente no mundo ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como guia nessa jornada.

Hoje (29), alunos, professores e associados da Associação dos Cegos do Estado do Ceará (ACEC), entidade coordenada pela Prof.ª Elinalva Alves, visitarão a exposição com o apoio da audiodescrição, mais uma atividade realizada pelo Projeto SuperAção do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), produzido pelos audiodescritores Bruna Leão e Klístenes Braga.

Além do filme “O Legado da Coruja”, que aborda os temas Simpósio, Olimpíadas, Democracia, Nostalgia, História, Matemática, Logomarca, Música, Cosmogonia, Mitologia, Misoginia, Tragédia e Filosofia em seus 13 episódios, os visitantes poderão desfrutar ainda de jornais, revistas, livros, mapas e outros vídeos, que servirão de suporte para um debate sobre o artista e a crise atual na Europa, buscando refletir e discutir sobre fraturas do mundo atual a partir dessa singular produção do artista feita há mais de duas décadas.

::SOBRE A EXPOSIÇÃO, por Moacir dos Anjos, Curador

Apontada pelo Banco Central Europeu e pela União Europeia como uma das maiores responsáveis pela progressiva fragilização do padrão monetário europeu, a Grécia tem sido constantemente ameaçada de ser excluída da Zona do Euro e, por vezes, também da Comunidade Europeia. Para evitar esse desfecho traumático para todos, tem sido obrigada a penalizar gravemente a sua população mais desprotegida, garantindo assim os ganhos dos bancos que financiaram o endividamento do país e que muito lucraram com isso.

É irônico, senão paradoxal, que justamente o país cuja cultura mais contribuiu para a ideia de um mundo que se quer proteger do colapso esteja sendo culpabilizado pela crise que se abate sobre ele hoje. E que seja por meio da adoção de políticas que levam à redução do crescimento, ao desemprego e ao desmonte de políticas de amparo social que se busque preservar uma ideia de coesão econômica, social e política na Europa inteira.

A exposição O LEGADO DA CORUJA dá seguimento ao projeto Política da Arte, desenvolvido pela Coordenação de Artes Visuais da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) da Fundação Joaquim Nabuco e a parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste.

::SERVIÇO

O Legado da Coruja, Chris Marker
Visitação com audiodescrição: 29/11/12, às 16 horas
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941, Centro, Fortaleza, Ceará
Produção SuperAção: Klístenes Bastos Braga – Audiodescrição e Produção Cultural Acessível
Audiodescritores: Bruna Leão e Klístenes Braga
Contatos: (85) 8636.7200 / 8657.9021 / kbbraga@hotmail.com

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cinema com Audiodescrição na Vila das Artes


Por assessoria de imprensa

Hoje (27) é dia de cinema com acessibilidade na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, voltado para a formação em artes, incentivo a pesquisa, apoio a produção e difusão cultural. A iniciativa é do Projeto SuperAção do Centro Cultural Banco do Nordeste, em parceria com a Vila das Artes.

O Projeto SuperAção vem realizando este ano em Fortaleza, ações periódicas voltadas para a acessibilidade cultural das pessoas com deficiência visual aos programas oferecidos pelo Centro Cultural Banco do Nordeste por meio da audiodescrição, e desta vez a linguagem artística contemplada é a do audiovisual.

O filme que será exibido com Audiodescrição é “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”, de Tim Burton. O filme conta a história de Edward Bloom, um grande contador de histórias, que ainda jovem sai de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will, filho de Ed. Até que Sandra, mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Os alunos da E.E.F. Instituto dos Cegos assistirão a sessão de cinema com audiodescrição, realizada por Bruna Leão e Klístenes Braga, produtores e audiodescritores cearenses.

Esta será a terceira atividade realizada pelo projeto. Bruna e Klístenes audiodescreveram os espetáculos “A Estrela Cadente”, do Coletivo de Teatro Manga Rosa (CE), em junho, e “Pequenas Partes de um Instante”, da Domínio Cia. de Dança (Natal-RN), dentro da programação da I Mostra BNB da Dança, em outubro.


::SERVIÇO

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Direção: Tim Burton
País: EUA
Ano: 2004
Gênero: Fantasia
Duração: 125 minutos
Classificação: 12 anos
Sessão com audiodescrição: 27/11/12, às 14 horas
Local: Vila das Artes
Endereço: Rua 24 de Maio, 1221, Centro, Fortaleza, Ceará
Produção SuperAção: Klístenes Bastos Braga – Audiodescrição e Produção Cultural Acessível
Audiodescritores: Bruna Leão e Klístenes Braga
Contatos: (85) 8636.7200 / 8657.9021 / kbbraga@hotmail.com

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

UNIFOR Realiza Evento com Audiodescrição


Por assessoria de imprensa

A Universidade de Fortaleza (UNIFOR), por meio do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), realiza esta semana o IV Encontro de Inclusão Social e Acessibilidade. O evento contará com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e atividades práticas e culturais, com objetivo de promover discussões e reflexões acerca dos processos de inclusão social e acessibilidade, contribuindo para a construção de conhecimento e valores, tanto no âmbito acadêmico, como nos setores da sociedade comprometidos com o fomento da prática inclusiva.

O tema deste ano é "Construindo a SuperAção" e, pela primeira vez, o evento disponibilizará o serviço de audiodescrição para o público com deficiência visual, que será realizado pelos profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil, Bruna Leão e Klístenes Braga.


::Serviço
IV Encontro de Inclusão Social e Acessibilidade: "Construindo a SuperAção"
Data: 21 a 23 de novembro de 2012
Local: Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Inscrições: gratuitas, através do e-mail papunifor@gmail.com
Contato: (85) 3477.3399

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Intercâmbilo Alavanca Pesquisas Brasileiras Sobre Audiodescrição

O convênio do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada - PosLA (UECE) com o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - POSLIN (UFMG), através do PQI/CAPES, foi iniciado em 2002, com os seguintes objetivos: qualificar os professores do Curso de Letras da UECE; estabelecer intercâmbio entre grupos de pesquisa das duas instituições, visando ao fortalecimento do PosLA em suas várias atuações. O convênio foi finalizado em 2008. A parceria entre UECE e UFMG foi muito frutífera porque uniu a experiência da UFMG com pesquisa experimental em tradução e da UECE com a tradução audiovisual.

O convênio PQI/CAPES UECE/UFMG fortaleceu a pesquisa na UECE e estreitou os laços entre os dois Programas, o que culminou com a realização do pós-doutoramento da Profa. Dr. Vera Lúcia Santiago Araújo (PosLA-UECE) no POSLIN-UFMG, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Alves da Silva Júnior (UFMG). A partir daí, a cooperação entre os dois Programas cresceu e resultou no PROCAD/UECE-UFMG, gerando pesquisas conjuntas em audiodescrição para cegos, sob coordenação da Profa. Dr. Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE) e da Profa. Célia Magalhães (UFMG).

PROCAD UECE/UFMG
PROJETO APROVADO PELA CAPES: ELABORAÇÃO DE UM MODELO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA CEGOS A PARTIR DE SUBSÍDIOS DOS ESTUDOS DE MULTIMODALIDADE, SEMIÓTICA SOCIAL E ESTUDOS DA TRADUÇÃO.

Descrição: Projeto de cooperação acadêmica (PROCAD) entre a UECE e a UFMG financiado pela CAPES. O principal objetivo é encontrar um modelo de audiodescrição que atenda às necessidades dos cegos brasileiros. A audiodescrição é uma narração adicional que descreve os elementos visuais de uma produção audiovisual. O projeto visa também a formação de profissionais e pesquisadores em audiodescrição no Brasil para que os resultados da pesquisa produzam uma prática que garanta a qualidade do produto final. A pesquisa nessa área é relevante para que a cultura da acessibilidade audiovisual seja incorporada pelos produtores culturais do país. A duração do projeto é de cinco anos.

Além da Profa. Vera Lúcia Santiago Araújo, coordenadora do PROCAD na UECE, o Prof. Wilson Júnior de Araújo Carvalho é outro pesquisador do programa da UECE que participa do PROCAD UECE/UFMG. Integra o Grupo de Pesquisa Investigação de Padrões Sonoros Emergentes liderado pela Profa. Dr. Thaïs Christófaro Silva (UFMG). Outro ganho deste profícuo intercâmbio com a UFMG será o estágio de pós-doutoramento que o Dr.Wilson Júnior de Araújo Carvalho fará na UFMG no ano de 2011. Participam também do projeto outros 3 professores do PosLA: Dilamar Araújo, Iúta Lerche Vieira e Pedro Henrique Praxedes.

No primeiro ano do PROCAD, tivemos missões de professores que tiveram como meta principal trabalhar os fundamentos teóricos do projeto. Daqui da UECE, a Profa. Vera Lúcia Santiago Araújo e o Prof. Wilson Júnior de Araújo Carvalho estiveram em missão de trabalho na UFMG. Da UFMG, a Profa. Célia Magalhães e o Prof. Fábio Alves estiveram em missão de trabalho na UECE.