segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Acessibilidade em eventos culturais

O Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) constituíram, nesta sexta-feira (20), Grupo de Trabalho Interministerial de Acessibilidade, véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo do colegiado será propor as bases para uma política de acessibilidade cultural no âmbito do Sistema Nacional de Cultura.

Em um período de 90 dias, o grupo, que será formado por 22 pessoas de ambos os ministérios, deverá identificar as ações de promoção de acessibilidade já desenvolvidas no país e propor novas iniciativas, inclusive por meio de intercâmbio de experiências internacionais. Também devem ser articuladas políticas que envolvam o Plano Nacional de Cultura e o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite – a fim de viabilizar as ações que forem definidas como prioritárias.

Texto: Assessoria de Comunicação Social da SDH

Fonte: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/acessibilidade-em-eventos-culturais/10883?redirect=http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques?p_p_id%3D101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3D_118_INSTANCE_x9zwCh7U69gP__column-1%26p_p_col_count%3D2

sábado, 21 de setembro de 2013

Projeto patrocinado pelo BNB estreou espetáculo de teatro acessível para crianças com deficiências

Por assessoria de imprensa

O Projeto Miralu, patrocinado pelo Programa BNB de Cultura/Parceria BNDES – Edição 2012, estreou na última quinta-feira (19) em Fortaleza, o espetáculo de teatro infantil “Miralu e a Luneta Encantada”, com audiodescrição, no Cineteatro do CUCA Che Guevara.

Produção de Klístenes Bastos Braga – Audiodescrição e Produção Cultural Acessível, o Projeto Miralu tem como grande diferencial a pesquisa em acessibilidade cultural por meio da audiodescrição. Inclusive, o objetivo principal do projeto foi a concepção de um espetáculo inclusivo para crianças com deficiências visual e intelectual, tendo a audiodescrição como principal recurso de acessibilidade permeando todo o processo criativo da montagem, contribuindo para a democratização do acesso das crianças com deficiências à produção teatral do Ceará.

Para a estreia, foram convidados os alunos da Escola de Ensino Fundamental Instituto dos Cegos e do Instituto Moreira de Sousa, através de uma parceria do Projeto Miralu com o Projeto Multiacesso do CUCA, que disponibilizou ônibus para o translado dos alunos, possibilitando aos mesmos uma experiência extracurricular cultural com acessibilidade.

“Miralu e a Luneta Encantada” é uma montagem em parceria com o Grupo Bandeira das Artes, que tem no elenco Aldrey Rocha, Bruna Leão, Klístenes Braga e Solange Teixeira, e na direção artística Fernando Lira. O texto é uma adaptação livre da dramaturgia homônima do próprio Fernando Lira feita pelo grupo.

Miralu era uma menina parecida com qualquer outra menina que existe por aí. Igualzinha, mas DIFERENTE. Ela tinha um boneco muito querido e uma família aparentemente legal. Um primo que era metido a Super-Herói, uma tia que fazia tudo pra ela e um tio que só vivia trabalhando para que todos na família tivessem uma vida boa. Miralu bem que tentava ajudar todos eles, mas eles não deixavam porque ela era “DIFERENTE”. Até que um dia Miralu desejou não ser mais DIFERENTE... O espetáculo é uma emocionante história de superação e descoberta de novas possibilidades.

A estreia do espetáculo no dia 19 de setembro fez uma alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado hoje (21), ressaltando a importância de se construir uma sociedade mais justa e igualitária, que favoreça a acessibilidade cultural de todos.

Além do BNB e do BNDES, o projeto contou ainda com o apoio do Instituto CUCA, do SESC Ceará, da Universidade das Artes, do Museu da Boneca de Pano e do BSC Estúdio.

Breve descrição da imagem: fotografia de Miralu, interpretada pela atriz Bruna Leão. Ela tem pele branca e cabelos castanho-claros presos de lado. Está usando um vestido vermelho com listras tom sobre tom cintilantes e abraça um boneco. O boneco tem pele morena, cabelos castanho-escuros, olhos grandes, lábios sorridentes e está usando uma camisa amarela e um macacão colorido. Crédito da foto: Carol Oliveira.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Menino cego quer virar palhaço após conhecer circo com audiodescrição


Garoto de 8 anos foi a apresentação em Festival em Piracicaba (SP). 
Evento permitiu que deficientes visuais acompanhassem espetáculos. 

Depois de assistir ao primeiro espetáculo de circo da vida, neste sábado (14), o menino de oito anos Juan Henrique da Silva disse à mãe que quer ser palhaço. A afirmação pode ser feita por qualquer criança, mas o que a torna especial é que Silva é cego desde o nascimento e só pôde assistir à apresentação graças ao sistema de audiodescrição oferecido durante o 6º Festival Paulista de Circo, que se encerra neste domingo (15) em Piracicaba(SP). 

Durante todo o espetáculo, Silva ouvia a descrição das cenas que não podia ver no palco. "Ele sabia se uma bengala caísse no palco e a hora que os artistas entravam ali. No começo, achei que o Juan não fosse gostar, mas no fim ele estava aplaudindo e gritando", contou a mãe do garoto, Cristiane Aparecida Rodrigues, de 38 anos. 

Espetáculos com audiodescrição em Piracicaba não são comuns, contou Cristiane. "Antes do circo, o Juan assistiu a um filme no cinema com esse sistema. Ele foi com a escola e creio que o recurso foi solicitado com antecedência", disse ela. Com isso, as opções de diversão do garoto são sempre as áreas verdes da cidade, onde ele pode brincar com tranquilidade. 

Quanto ao sonho de ser palhaço, Cristiane disse que isso pode mudar, mas que o importante é que ele experimente as emoções. "Hoje é palhaço, ontem era outra coisa e amanhã também deve mudar. Fiquei feliz por ele ter se divertido." Para a mãe, esse tipo de atividade permite que o menino perceba que ele pode ter sonhos. "Agora o Juan me pediu para lutar Muay Thai. Preciso conversar com um professor sobre isso." 

Festival 

O Festival Paulista de Circo aconteceu pelo segundo ano consecutivo em Piracicaba e a abertura foi na última quinta-feira (12). A última apresentação acontece neste domingo (15), às 20h30. As lonas foram montadas no Engenho Central e abrigaram 55 apresentações.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/09/menino-cego-quer-virar-palhaco-apos-conhecer-circo-com-audiodescricao.html