sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Teatro Infantil com Audiodescrição no CUCA da Barra

Por Assessoria de Imprensa

O CUCA da Barra do Ceará, através do Projeto Multiacesso, oferece programação teatral acessível em comemoração ao mês da criança.

Nesta sexta-feira (18), às 14h30, o espetáculo de teatro infantil “O Vento que Sopra em Quetzacolt”, do Grupo Teatro Imaginarium, será apresentado com audiodescrição para os alunos da E.E.F. Instituto dos Cegos. 

O espetáculo conta a história de amizade entre Vítor, um menino que conhece o encantamento das aventuras apenas através dos livros, e Sara, conhecida como Cacau, que além da leitura, busca vivenciar experiências fantásticas, como a da lenda de Quetzacolt, o Deus do chocolate.

Além dos alunos do Instituto dos Cegos, irão desfrutar também desta programação teatral, os alunos da Escola Municipal Adroaldo Teixeira Castelo, localizada no bairro Planalto Pici.


PROJETO MULTIACESSO
O projeto promove experiências construtivas voltadas para a acessibilidade de jovens com deficiência às diversas manifestações artísticas e culturais, ações educativas e práticas esportivas. O projeto oferece ônibus para o translado dos alunos.


::SERVIÇO
O Vento que Sopra em Quetzacolt, Grupo Teatro Imaginarium
Espetáculo de teatro infantil acessível por meio da audiodescrição
Data e hora: 18/10/2013, às 14h30
Local: Cineteatro do CUCA da Barra do Ceará - Av. Presidente Castelo Branco, nº 6417, Barra do Ceará, Fortaleza, Ceará.
Audiodescrição: Leão & Braga Audiodescritores Associados
Roteiro: Bruna Leão e Klístenes Braga
Locução: Sara Benvenuto

sábado, 12 de outubro de 2013

Esculturas de Bolhas de Sabão acessíveis para Crianças com Deficiência Visual

Por Assessoria de Imprensa

Um colorido todo especial e as formas mais inusitadas tomam conta do palco do Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Trata-se do espetáculo “100% Burbujas”, da Companhia espanhola “Made in Jabón”, que integra a programação do 3º Festival de Teatro Infantil do Ceará – TIC, celebrando o Dia das Crianças.

Esta tarde (12), crianças com e sem deficiência visual poderão conferir juntas a história de um professor da arte de bolhas de sabão, cuja missão é viajar pelo mundo para mostrar este surpreendente universo. Ao criar suas esculturas possíveis e impossíveis, ele conta belas histórias com muito encanto e humor. Toda essa magia será traduzida para o público com deficiência visual por meio da audiodescrição, de forma que todas as crianças possam desfrutar juntas de um momento que será pura magia.

Breve descrição da imagem, por Klístenes Braga: Duas fotografias do artista David Vega. Na fotografia de cima, à esquerda, ele está com o braço esquerdo estendido na direção de uma enorme bolha de sabão branca com bordas alaranjadas, que paira no ar, à direita. David tem cabelos curtos e castanhos, testa comprida, nariz afilado e pele branca e está usando casaco e microfone auricular. Na fotografia de baixo, ao centro, David está com o tronco flexionado para frente e envolvido por uma bolha de sabão gigante e colorida.

A Cia. Made in Jabón é resultado de uma parceira entre Javier Urbina e David Vega, que ostenta o Record Guinness da mais longa cadeia de bolhas do mundo. São verdadeiras esculturas de bolhas de sabão que traduzem o humor, a poesia, a magia e a ciência de seus criadores. O espetáculo já conquistou o Prêmio Carlos, de Melhor Espetáculo Infantil, e o Prêmio Estrella de Concert 2013, de Espetáculo Revelação.


::SERVIÇO:
Espetáculo: 100% Burbujas
Grupo: Cia. Made in Jábon
Classificação etária: Livre
Duração: 50 Minutos
Audiodescrição: Leão & Braga Audiodescritores Associados
Apoio técnico: Instituto de Tradução e Interpretação
Apoio: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, por meio do projeto Ceará Acessível
Realização: Invento Assessoria e Produção Cultural

Apresentações no 3º TIC:
11/10 – 19h: Cineteatro do Cuca da Barra do Ceará
12/10 – 17h: Teatro Dragão do Mar (com Audiodescrição)
13/10 – 17h: Teatro Dragão do Mar

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

“O Mergulho” com audiodescrição no Festival de Teatro Infantil do Ceará

Por Assessoria de Imprensa

Em sua 3ª edição, o Festival de Teatro Infantil do Ceará – TIC apresenta nesta sexta-feira (11), às 14h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o espetáculo de teatro infantil “O Mergulho” para crianças com deficiência visual.

Esta é uma das novidades do 3º TIC, que tem como um de seus eixos de atuação, a democratização do acesso à cultura para a infância. Já participaram da programação acessível do TIC, alunos da E.E.F. Instituto dos Cegos, que assistiram ao espetáculo “A Menina dos Cabelos de Capim”, na manhã desta quinta-feira.

Amanhã (11) será a vez da criançada da Associação de Cegos do Estado do Ceará – ACEC conferir a programação do TIC com apoio do recurso da audiodescrição, uma modalidade de tradução audiovisual que garante a fruição do público com deficiência visual de forma igualitária com os demais.

Em cena, “O Mergulho”, da Cia. Argumento (CE). Em um lindo dia de sol, Na Maria Morales vai à praia, com todos os acessórios a que tem direito. Mal sabe o que a esperava! Quando pensava que iria ter um dia maravilhoso, eis que surge Amálio Serra, causando a maior confusão, levando-a à loucura. Mas o que ele mais quer é conquistá-la; sem muito êxito em suas tentativas. Ela, sempre muito arrogante, esnoba-o com muita classe, deixando-o sempre irritado. Para a felicidade de Amálio, ocorre um pequeno incidente “à beira mar”; a paixão, então, acontece através da tentativa de fazer respiração boca a boca.

Breve descrição da imagem: Um palhaço gordinho, usando uma malha laranja com verde, uma touca vermelha e óculos verdes de natação, está sentado no chão, tentando calçar uma miniatura de pé de pato verde no dedão do pé direito. Ele usa um nariz vermelho e sua expressão é de grande esforço. Sua língua está para fora e ele tem colares de flores coloridas no pescoço e pequenas boias amarelas de natação nos braços. Crédito da foto: Helio Creston.

A Cia. Argumento vem desenvolvendo um trabalho no qual as linguagens cênicas (dança e teatro) possam se aglutinar, por uma osmose criativa e interessante, e já teve outro espetáculo de seu repertório traduzido por meio da audiodescrição, “Magno-Pirol, um corpo na loucura”, em 2009.

FICHA TÉCNICA
Espetáculo: O Mergulho
Direção/roteiro: Graco Alves
Elenco: Santa Dias e Graco Alves
Duração: 45 min.
Classificação etária: 45 min.
Audiodescrição: Leão & Braga Audiodescritores Associados

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Audiodescrição e LIBRAS “em cena” no Festival de Teatro Infantil do Ceará

Por Assessoria de Imprensa 

A 3ª edição do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará começou no último dia 05 e segue até o próximo dia 13, nas cidades de Fortaleza, Sobral e Icapuí com cerca de 50 apresentações gratuitas de teatro de animação, teatro de rua, mágica, circo, dança, contação de história e artes plásticas.

O TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará teve início em 2011, contemplando as cidades de Fortaleza e Sobral com mais de uma semana de programação de espetáculos infantis nacionais originários dos estados do Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão, e internacionais vindos da Espanha, atingindo um público de 10 mil pessoas. No ano seguinte, o TIC reforçou a programação com 40 sessões de espetáculos teatrais voltados para toda a família e alcançou a marca de 15.000 pessoas, sendo 7.000 de alunos de escolas públicas. Para o 2º TIC, foram selecionadas atrações do Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Foram realizadas ainda atividades formativas, a fim de possibilitar uma troca de saberes e fazeres entre diferentes realidades artísticas e culturais.

Este ano, sob o tema “Um Mundo de Possibilidades”, o TIC inova mais uma vez e “traz à cena” recursos de acessibilidade para os públicos com deficiência sensorial. Serão 9 atrações com Audiodescrição e Tradução em LIBRAS, possibilitando às crianças com deficiência visual e surdas da capital cearense participarem efetivamente da programação em situação igualitária de fruição cultural com as demais crianças. 

Confira abaixo a programação acessível do TIC:

Dia 05/10 – Audiodescrição e LIBRAS
17h – “A Menina dos Cabelos de Capim”
Companhia Pã de Teatro (CE)
Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 08/10 - LIBRAS
9h – “Mágico Éflem”
Mágico Éflem (CE)
Local: Teatro Dragão do Mar
*exclusivo para escolas públicas agendadas

Dia 09/10 – Audiodescrição e LIBRAS
9h - "Confia em Mim"
Residência Artística de Sapateado (CE)
Local: Teatro Dragão do Mar
*exclusivo para escolas públicas agendas

Dia 09/10 – LIBRAS
14h - "Confia em Mim"
Residência Artística de Sapateado (CE)
Local: Teatro Dragão do Mar
*exclusivo para escolas públicas agendas

Dia 10/10 - LIBRAS
9h - “A Menina dos Cabelos de Capim”
Companhia Pã de Teatro (CE)
Local: Teatro Dragão do Mar
*exclusivo para escolas públicas agendas

Dia 10/10 – Audiodescrição e LIBRAS
14h - “A Menina dos Cabelos de Capim”
Companhia Pã de Teatro (CE)
Local: Teatro Dragão do Mar
*exclusivo para escolas públicas agendas

Dia 11/10 - Audiodescrição
14h - “O Mergulho”
Companhia Argumento (CE)
Local: Teatro Dragão do Mar
*exclusivo para escolas públicas agendas

Dia 12/10 - LIBRAS
16h – “Contos que encantam”
Passa pra dentro menino (CE)
Local: Espaço Arena Dragão do Mar

Dia 12/10 - Audiodescrição
17h - “100% Burbujas”
Made in Jabón (ESPANHA)
Local: Teatro Dragão do Mar

A audiodescrição será realizada pela Leão & Braga Audiodescritores Associados com apoio técnico do Instituto de Tradução e Interpretação. Os roteiros são de autoria de Bruna Leão e Klístenes Braga, que também farão a locução juntamente com Pedro Vale.

A Associação dos Profissionais Intérpretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais do Ceará (APILCE) é a responsável pela tradução para o público surdo.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

SESC oferece programação de teatro infantil com audiodescrição em Fortaleza

Por Assessoria de Imprensa

No mês das crianças, o SESC abre as portas do Teatro Emiliano Queiroz para sessões de teatro infantil com acessibilidade para crianças com deficiência visual e intelectual em Fortaleza.

A iniciativa é uma parceria do SESC com o Projeto Miralu, que tem como objetivo montar e apresentar um espetáculo teatral infantil acessível para crianças com deficiências visual e intelectual por meio da audiodescrição, contribuindo para a democratização do acesso das crianças com deficiência à produção teatral do Ceará. Além disso, a montagem também propõe estímulos ao olfato dos pequenos espectadores e se utiliza de cores contraste para crianças com baixa visão, permeando todo o processo criativo.

As apresentações contarão com a participação dos alunos da E.E.F. Instituto dos Cegos, da Associação dos Cegos do Estado do Ceará e do Centro Educacional São Francisco.

Miralu era uma menina parecida com qualquer outra menina que existe por aí. Igualzinha, mas DIFERENTE. Ela tinha um boneco muito querido e uma família aparentemente legal. Um primo que era metido a Super-Herói, uma tia que fazia tudo pra ela e um tio que só vivia trabalhando para que todos na família tivessem uma vida boa. Miralu bem que tentava ajudar todos eles, mas eles não deixavam porque ela era “DIFERENTE”. Até que um dia Miralu desejou não ser mais DIFERENTE... O espetáculo é uma emocionante história de superação e descoberta de novas possibilidades. 

O Projeto Miralu é uma produção de Klístenes Bastos Braga – Audiodescrição e Produção Cultural Acessível, com audiodescrição de Bruna Leão e Klístenes Braga, patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, através do Programa BNB de Cultura/Parceria BNDES – Edição 2012, e apoio do SESC, do Instituto CUCA, da Universidade das Artes, do Museu da Boneca de Pano e do BSC Estúdio.

Breve descrição da imagem: fotografia de Miralu, interpretada pela atriz Bruna Leão. Ela tem pele branca e cabelos castanho-claros presos de lado. Está usando um vestido vermelho com listras tom sobre tom cintilantes e abraça um boneco. O boneco tem pele morena, cabelos castanho-escuros, olhos grandes, lábios sorridentes e está usando uma camisa amarela e um macacão colorido. Crédito da foto: Carol Oliveira.

::SERVIÇO Miralu e a Luneta Encantada
Espetáculo de Teatro Infantil com Audiodescrição
Data: Segunda-feira, 07/10/2013
Horário: 9h30 e 14h30
Espaço: Teatro SESC Emiliano Queiroz
Endereço: Av. Duque de Caxias, nº1701, Centro
Programação gratuita e livre para todos os públicos