quarta-feira, 30 de abril de 2014

Instrução Normativa sobre acessibilidade de conteúdo audiovisual entra em consulta pública

Por assessoria de imprensa

Interessados podem se manifestar até 21 de maio. Minuta propõe inclusão de legendagem e audiodescrição em projetos financiados com recursos geridos pela ANCINE.

Encontra-se em Consulta Pública, até o dia 21 de maio de 2014, a minuta de Instrução Normativa que irá dispor sobre normas e critérios de acessibilidade a serem observados por projetos audiovisuais financiados com recursos públicos federais geridos pela ANCINE.

A acessibilidade é uma das matérias da Agenda Regulatória 2013/2014 da Agência Nacional do Cinema, e tem por objetivo estimular a promoção do acesso ao conteúdo audiovisual por pessoas com deficiência.

A minuta de regulamento colocada em consulta pública estabelece que as obras audiovisuais realizadas com recursos públicos federais contemplem, nos seus orçamentos, serviços de legendagem descritiva e audiodescrição direcionados a pessoas com deficiência auditiva e visual.

Para participar da consulta é preciso se cadastrar no Sistema de Consultas Públicas da ANCINE. Dúvidas sobre o funcionamento do sistema devem ser encaminhadas para ouvidoria.responde@ancine.gov.br.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Começa hoje o I Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife

Por assessoria de imprensa

O VerOuvindo, I Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife, tem início hoje (4), no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, e contará com uma mostra competitiva de curtas-metragens, em que os filmes selecionados serão julgados por júri popular, cujo objetivo é divulgar a audiodescrição e torná-la uma categoria de premiação no circuito de festivais de cinema.

O Festival seguirá até a próxima segunda-feira (7), sempre às 14h, e exibirá filmes representantes de cinco estados brasileiros, dentre eles, o Ceará.

O curta-metragem “Brancos Elefantes”, de Sara Benvenuto, é o representante cearense no Recife. Baseado em uma história de Ernest Hemingway, o filme foi ganhador do prêmio de júri popular no 12˚ edição do Festival Nóia de Cinema Universitário. Sara Benvenuto é natural da cidade de Iguatu-CE, fez o curso de realização fílmica na escola New York Film Academy e possui mais dois curtas-metragens já realizados: “O amor na sua violência e na sua Doçura” e “Nas asas do Coração”, ambos selecionados para o Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, na Mostra Olhar do Ceará.

No último dia do Festival, os diretores que tiveram seus filmes audiodescritos, os audiodescritores e o público presente se reunirão para uma conversa acerca da técnica da audiodescrição. Em seguida, será feita a entrega dos prêmios nas categorias Melhor Roteiro de Audiodescrição, Melhor Locução e Melhor Audiodescrição Júri Popular.

Confira a programação completa do I VerOuvindo:

Sexta-feira (4) – 14h
Abertura do festival | Mostra competitiva
Exibição de curtas selecionados e votação do júri popular:
  • Brancos Elefantes (7', 2012), de Sara Benvenuto / CE
  • Como Atravessar a Sala (8', 1997), de Mauricio de Sousa Produções / RJ
  • Engano (12', 2008), de Cavi Borges / RJ
  • Seu Arlindo vai a Loucura (18', 2012), de Rooni Reis (SP)
  • Pérolas de Açúcar (5', 2014), de Igor Cavalcanti, Thainá Nogueira e Wagner Sena (PE)
  • A Ilha (9', 2009), de Maurício Fonteles / RJ
  • Visceral (7', 2012), de Bruno Cobús (PE)
  • Virgínia (3'), de Gustavo Acioli (RJ)
  • Ecos da Terra (9'), de Paulo Abel Beraldi
  • A Terra a Gastar (6'), de Celina Kurihara e Cassia Itamoto

Sábado (5) – 14h
Língua Mãe (81'), de Fernando Weller e Leo Falcão
(Audiodescrição: Silvia Farias / consultoria: Roberto Cabral)

Domingo (6) – 14h
Colegas (94'), de Marcelo Galvão
(Audiodescrição: Márcia Caspary-RS, voice over)

Segunda (7) – 14h
Café Aurora (19'30”), de Pablo Polo
(Audiodescrição Andreza Nóbrega / consultoria: Roberto Cabral)

Viagem à Marte (9'41”), de Toinho Castro
(Audiodescrição: Gisele Silgom / consultoria: Milton Carvalho)

Recife Frio (24'), de Kleber Mendonça Filho
(Audiodescrição: Liliana Tavares / consultoria: Milton Carvalho)