quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Festival Acessível: Alunos com Deficiência Participam do Festival de Teatro Infantil do Ceará

Por assessoria de imprensa

Os alunos do Instituto Dr. Hélio Góes, da E.E.F. Instituto dos Cegos, do Instituto Cearense de Educação de Surdos e do Instituto Filippo Smaldone participarão nesta quinta-feira (16) do Festival de Teatro Infantil do Ceará - TIC, um dos mais importantes eventos brasileiros de produção artística voltada para crianças de todas as idades.

O palco será o Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde os pequenos espetadores irão assistir ao espetáculo “LIX, o Super Lixeiro em Chama minha mãe aí!”, com tradução audiovisual acessível por meio da Audiodescrição (AD) e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O espetáculo integra a programação do 4º Festival de Teatro Infantil do Ceará – TIC e destaca a importância de cuidarmos corretamente do nosso lixo. Em uma fábrica de lixo, Francisco Lixo na Lata Mantém (ou simplesmente Franlixtem) é obrigado por seu patrão a despejar lixo pela cidade. Em contraponto, ele cria um robô com poderes de reciclagem. Porém, o patrão consegue manipular o robô, causando uma grande confusão.

Descrição da imagem: logotipo do festival. Retângulo de fundo preto. No centro do retângulo, está a palavra TIC em letras brancas e levemente inclinadas para a esquerda. A letra “T” está sorrindo, em alusão à comédia. O pingo vermelho da letra “I” lembra o nariz de palhaço. E a letra “C” está tristonha, em alusão à tragédia. Logo abaixo e em letras brancas se lê: Festival de Teatro Infantil do Ceará. (Por Klístenes Braga)

O TIC teve início em 2011, contemplando as cidades de Fortaleza e Sobral com mais de uma semana de programação de espetáculos infantis nacionais e internacionais. Em 2013, o TIC ofereceu pela primeira vez recursos de acessibilidade para crianças com deficiência visual e surdas em um festival de teatro voltado para crianças no Ceará, em parceira com Leão & Braga Audiodescritores Associados, Instituto de Tradução e Interpretação e Associação de Profissionais Intérpretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais do Ceará. Este ano, o TIC renova o compromisso de oferecer uma programação acessível para todas as crianças e disponibilizará tradução por meio da AD e da LIBRAS, possibilitando a todas as crianças sem qualquer distinção, participarem efetivamente da programação em situação igualitária de fruição cultural.

Segundo Klístenes Braga, um dos audiodescritores do espetáculo, “cada ação de teatro inclusivo fortalece a defesa de que é possível se pensar em uma política cultural com acessibilidade para todos”.


::SERVIÇO
4º Festival de Teatro Infantil do Ceará – TIC
Espetáculo: LIX, o Super Lixeiro em “Chama minha mãe aí!”, Grupo Teatro Novo (CE)
Data/horário: 16/10/14, às 9h e 14h
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Sessões acessíveis por meio da Audiodescrição e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Entrada franca
Contatos: Sônia Lage – (85) 3252.5401 / 9989.5876 / degage@degage.com.br