sábado, 2 de julho de 2011

SBT com AD, tudo a ver

Por Klístenes Braga
Tradutor Audiovisual

“Isso, isso, isso, isso”, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) exibiu no início da noite de ontem o seriado “Chaves”, traduzido para o público com deficiência visual por meio da Audiodescrição (AD). Foi a primeira inciativa de uma emissora de televisão brasileira no sentido de atender a Portaria de nº 310 de 2006, do Ministério das Comunicações, modificada pela Portaria 188/2010.

A audiodescrição, que já é uma realidade nas emissoras de TV nos EUA e em vários países do continente Europeu, trata-se de uma modalidade de tradução audiovisual, que consiste, em linhas gerais, na análise e seleção das imagens de uma produção audiovisual a serem descritas oralmente ao público com deficiência visual. No Brasil, várias iniciativas já foram realizadas no âmbito do cinema, do teatro, de exposições museológicas, de monumentos, dentre outros, fruto da reivindicação dos maiores interessados, o público com deficiência visual, bem como da insistência e persistência de audiodescritores independentes, associações, ONGs e/ou de pesquisadores científicos no campo da tradução audiovisual, que buscam atender uma demanda que encontra-se reprimida, diante da falta de políticas públicas que incentivem a oferta desse recurso de acessibilidade e da dificuldade de grande parte dos produtores e equipamentos culturais em reconhecerem o direito das pessoas com deficiência de acessarem a produção artística e cultural para fins de informação, lazer e entretenimento.

Na telinha, a emissora de Silvio Santos largou na frente “sem querer, querendo” e “Chaves” abriu a programação audiodescrita na TV brasileira. O seriado, criado há mais de 40 anos por Roberto Bolaños (82), que também interpreta o menino Chaves e o super [atrapalhado] heroi Chapolin, é um dos seriados latino-americanos mais famosos em todo o mundo. Além do seriado, que irá ao ar com AD toda sexta-feira, das 18h às 19h30, a edição do Jornal SBT Manhã, que vai ao ar aos sábados, também contará do com recurso de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual.

Agora é esperar o que vem por aí com AD na telinhas das outras emissoras.








Nenhum comentário:

Postar um comentário