sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Histórias de Encantamento para Alunos Surdos no CUCA


Por assessoria de imprensa

Muita alegria e emoção marcaram a atividade do Projeto Multiacesso realizada esta manhã na biblioteca do CUCA da Barra do Ceará. O projeto recebeu alunos e professores do Instituto Filippo Smaldone, que desfrutaram das várias Histórias de Encantamento com Júlia Barros.

Descrição da imagem: Foto de Júlia entre a intérprete Lana e o instrumentista Samuel. Júlia é jovem, tem cabelos lisos, longos e castanhos, pele branca e sorriso largo e radiante. Está usando camiseta amarela com desenhos de pássaros e calça jeans. Lana, à direita, também é jovem, tem pele branca, cabelos lisos, longos e pretos. Está sinalizando com as mãos postas na frente do peito e está usando camisa polo azul e calça preta. Samuel, à esquerda, é um jovem senhor sorridente. Ele está sentado com um violão preto no colo e usando camisa com litras brancas e pretas. Tem pele morena e cabelos curtos e pretos. Vê-se ainda as costas das crianças sentadas na plateia.

Júlia, que é idealizadora do Projeto Lamparina de Histórias, contou e encantou com histórias do imaginário popular, dentre elas a de um famoso personagem do folclore cearense, o bode Ioiô. Ao som do violão do instrumentista Samuel Sam e com a tradução simultânea em LIBRAS de Rafael e Lana, ambos intérpretes da Central Municipal de Instrutores e Intérpretes de LIBRAS, todos se divertiram a valer, acompanhando atentos as histórias e dançando juntos com Júlia.

Descrição da imagem: foto dos alunos e das alunas em pé dançando aos pares, acompanhando Júlia e Lana. As crianças usam o uniforme do Instituto: camiseta branca com gola em “V” e punhos das mangas na cor azul e calção azul. Algumas usam calça azul ao invés de calção. Ao fundo, vê-se as estantes da biblioteca repletas de livros.

O Instituto Filippo Smaldone é uma entidade filantrópica especializada no atendimento à crianças com surdez severa e profunda, fundada e mantida pela congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, que por sua vez foi fundada pelo sacerdote Filippo Smaldone, em 1885, na Itália. Além da Itália e do Brasil, o Instituto está presente na África e no Paraguai, promovendo o pleno desenvolvimento de centenas de crianças surdas.

A atividade de hoje encerra a programação do projeto no ano de 2012, comemorando com os participantes a passagem do dia 03 de dezembro – dia internacional da pessoa com deficiência, e deverá retornar em janeiro de 2013 com novas atividades inclusivas, voltadas para a acessibilidade cultural de crianças, jovens e adultos com deficiência. Segundo o produtor cultural Klístenes Braga, responsável pelo Projeto Multiacesso, o CUCA é o primeiro equipamento cultural de Fortaleza a realizar atividades mensais com foco na interação e socialização da pessoa com deficiência nas áreas de de artes cênicas, de audiovisual, de literatura e de esportes.


::Sobre Júlia Barros

Júlia Barros é Especialista em Metodologia do Ensino das Artes pela Universidade Estadual do Ceará, idealizadora do Projeto Lamparina de Histórias, diretora de eventos da Editora Casa da Prosa, contadora do Projeto Casa do Conto, atuando na formação de contadores de histórias e mediadores de leitura e contadora de histórias do Projeto Baú de Leitura, da Coelce, dentre outros. Contatos pelo telefone (85) 3252.3343 ou pelo e-mail historiasdajulia@hotmail.com.


::Sobre o Instituto Filippo Smaldone

O Instituto Filippo Smaldone está situado na rua Adolfo Siqueria, nº 273, no bairro Joaquim Távora. Contatos pelo telefone (85) 3221.3993 ou pelo e-mail f.smaldone@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário