O Estado do Ceará tem um novo aliado no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. O Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (CEPID) foi inaugurado esta manhã em Fortaleza, no bairro das Goiabeiras, em solenidade conduzida pelo governador Cid Gomes, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, e o ministro do Trabalho, Manoel Dias, com a presença do Secretário de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Antônio José Ferreira.
O Centro possui uma estrutura completa para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento e é o maior do Norte e Nordeste, com capacidade para atender 1.200 jovens e adultos.
O CEPID possui salas de aulas e laboratórios adaptados para capacitação nas áreas de informática, telemarketing, hotelaria, comércio e serviços administrativos, confecção e moda inclusiva, bem como cursos de Libras, formação de Audiodescritores e Braille, unidade de atendimento do Sine/CE na própria unidade, academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades natação, basquete, futsal e tênis de mesa, e salas de convivência com cafeteria.
Atualmente, são 931.584 cearense com deficiência visual, 307.593 com deficiência auditiva, 132.527 com deficiência cognitiva e 462.316 com deficiências físicas. Deste universo, 963,4 mil ocupam algum posto de trabalho, formalizado ou não. Portanto, o CEPID tem um importante papel na ampliação do número de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho.
Com informações da STDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário