terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ATAV BRASIL REALIZA AUDIODESCRIÇÃO DE EXPOSIÇÃO NO CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Por Assessoria de Imprensa

A exposição SOS-SÓS/Doe seu Coração, do cantor, compositor, poeta e artista visual Cacau Brasil é o segundo trabalho do artista no campo das artes visuais acessível para pessoas com deficiência visual. Após a experiência com a exposição OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS, que passou pelo Museu da Língua Portuguesa e Estação da Luz, Cacau encarou o desafio de conceber suas próximas obras com a acessibilidade já inserida desde seu início. Assim, além de multimídia, SOS-SÓS já nasceu multisensorial, disse o artista à imprensa local.

Apesar da acessibilidade não ser o ‘mote’ da exposição, os tradutores Bruna Alves Leão, Juarez Oliveira e Klístenes Braga, membros fundadores da ATAV BRASIL, contribuíram para que a exposição alcançasse seus propósitos junto ao público com deficiência visual.

A audiodescrição das obras da exposição SOS-SÓS não só marcou um passo importante no campo da acessibilidade no Ceará, como confirmou paras as pessoas com deficiência visual do estado que não há limitações que não possam ser superadas, quando há um esforço conjunto capaz de tornar a sociedade em que vivemos cada vez mais inclusiva.

A experiência resultou ainda em uma integração de recursos de acessibilidade. Os tradutores da ATAV elaboraram a audiodescrição após minucioso estudo das obras e do espaço, integrando, inclusive, o piso tátil oferecido pela exposição, a fim de promover uma ampla autonomia do visitante.   

A exposição SOS-SÓS/Doe seu Coração foi uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte - Imaginário em parceria com o Instituto Ideias do Brasil, com produção assinada por WM Difusão Cultural e Ato Produções. A ação conta com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio cultural da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Governo do Estado do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto de Arte e Cultura do Ceará e ATAV BRASIL, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário