quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Atores e atrizes com deficiência visual encenam para plateia com deficiência visual em Fortaleza

Por Assessoria de Imprensa

Uma parceria pioneira no estado do Ceará apresentará nesta sexta-feira (03) para o público com deficiência visual, um espetáculo teatral encenado por atrizes e atores com deficiência visual. Trata-se do espetáculo Memórias de Natal, da Cia. de Teatro Ponto de Vista, com texto e direção de Ruth Queiróz, que será audiodescrito por Bruna Leão e Klístenes Braga, ambos profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil, que já acumulam no currículo as audiodescrições de Astigmatismo (2008/2009), Magno-Pirol, um corpo na loucura (2009), Curral Grande (2009) e A Vaca Lelé (2010), no campo das artes cênicas. A iniciativa conta ainda com o apoio do Gabinete da Primeira Dama do Estado, que vem desenvolvendo ações voltadas para a promoção dos direitos e da acessibilidade cultural das pessoas com deficiência, e da Secretaria da Cultura do Estado por meio do Theatro José de Alencar.

Foto do arquivo do grupo

O espetáculo propõe uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, que, personificado, vaga por uma terra onde o consumismo é quem dita as regras. A montagem conta com atrizes e atores com deficiência visual parcial e total no elenco, que encontraram nas artes cênicas uma maneira de explorar suas potencialidades, provando que a deficiência não é barreira para quem deseja realizar seus sonhos. Ao final, uma grande lição de amor renovará a esperança do público por um mundo melhor.

O público com deficiência visual receberá fones de ouvido ao ingressar no teatro para ter acesso à audiodescrição, modalidade de tradução audiovisual que favorece a acessibilidade desse público ao universo do teatro. A narração será feita ao vivo por Bruna Leão, que também assina o roteiro juntamente com Klístenes Braga. Bruna é pesquisadora do Grupo LEAD (Legendagem e Audiodescrição) da Universidade Estadual do Ceará e sua pesquisa compreende a audiodescrição no teatro infantil.

SERVIÇO
Memórias de Natal, da Cia. de Teatro Ponto de Vista
Texto e Direção: Ruth Queiróz
Elenco: Ana Laís Costa, José Gomes, Sérgio Albuquerque, Silvia Carneiro, Tatiana da Silva e Toninho Nunes
Audiodescrição: Bruna Leão (b.matilde@hotmail.com) e Klístenes Braga (kbbraga@hotmail.com)
Data: 03/02/2012
Horário: 18h
Local: Teatro Morro do Ouro (no Anexo do Theatro José de Alencar, Praça José de Alencar, s/n, Centro, Fortaleza-CE)
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário