segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CUCA Realiza Mesa Redonda sobre Acessibilidade Audiovisual para seus funcionários

Por Klístenes Braga


O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – CUCA Che Guevara, localizado na Barra do Ceará, em Fortaleza, realiza nesta segunda-feira (23) uma capacitação para o seu quadro de funcionários por meio de uma mesa redonda acerca do tema “Acessibilidade audiovisual: garanta você também esse direito”.

A iniciativa é mais uma ação do projeto Multiacesso, que desde o ano de 2011 vem realizando atividades que promovem a acessibilidade de jovens com deficiência à programação artística, cultural e esportiva do CUCA. Em 2011, o equipamento recebeu a modelo surda Vanessa Vidal para o lançamento do livro de sua autoria intitulado “A Verdadeira Beleza”, juntamente com os alunos do Instituto Cearense de Educação de Surdos – ICES, que contaram com o apoio de intérpretes de LIBRAS da COPEDEF, e os alunos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Mondubim, no mês de junho; a presidente do Instituto Nordeste Cidadania - INEC, Cassia Regina, e Mariana Cavalcante Ferreira, autoras do livro “Mariana, um facho de luz”, que conta a trajetória vitoriosa de Mariana, que tem Síndrome de Down, no mês de setembro; e do Prof. Paulo Roberto Cândido, presidente da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos – ALASAC, juntamente com os alunos do Instituto Dr. Hélio Góes, que participaram da atividade literária “Afrocontos” em comemoração à Semana Nacional da Consciência Negra, no mês de novembro.

Para o ano de 2012, o CUCA está preparando uma programação acessível para todos os públicos e o primeiro passo será dar conhecimento à sua equipe das modalidades de tradução audiovisual que garantem a acessibilidade audiovisual das pessoas com deficiência auditiva e visual: a legendagem para surdos e ensurdecidos e a audiodescrição, respectivamente. Para tanto, a mesa redonda que acontecerá logo mais às 15h contará com as falas da Professora Doutora Vera Lúcia Santiago da UECE e da Vice-presidente da ATAV Brasil, Bruna Alves Leão.

Vera Lúcia Santiago
Possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1982). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução audiovisual, legendação-legendagem, audiodescrição e tradução audiovisual e ensino.

Bruna Alves Leão
Mestranda em Linguística Aplicada com ênfase em Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará (2012), possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e Formação em Artes Cênicas pela Escola Livre de Artes Cênicas do Ceará (2003). Atualmente é Tradutora Audiovisual autônoma e Vice-presidente da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil - ATAV Brasil. Tem experiência na área de Letras e Linguística Aplicada, com ênfase em Tradução Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução audiovisual, audiodescrição, produção cultural acessível e artes cênicas.


Descrição da imagem:
Retângulo vertical de fundo amarelo-ouro com bordas pretas. No topo está escrito: mesa redonda em letras brancas; acessibilidade audiovisual: garanta você também esse direito em letras pretas com bordas brancas. Logo abaixo: a legendagem para surdos e ensurdecidos, por Vera Lúcia Santiago, Professora Doutora da UECE em letras pretas, ladeada à direita pela foto de uma sala de cinema vazia com a imagem de dois homens e a legenda em letras brancas na tela. Em seguida: a audiodescrição, por Bruna Alves Leão, Vice-presidente da ATAV Brasil em letras pretas ladeada à esquerda pela foto de uma sala de teatro com crianças na plateia de frente para dois personagens de roupas coloridas no palco. Abaixo: data: vinte e três de janeiro de dois mil e doze, horário: das quinze horas às dezesseis horas, espaço: cineclube do CUCA Che Guevara e mediação: Klístenes Braga, Produtor Cultural em letras pretas, ladeado por um círculo de fundo preto com a seguinte escritura em letras brancas: após o evento será servido um coffee break. Em seguida: Projeto Multiacesso, esta iniciativa é uma ação do projeto Multiacesso, que promove, mensalmente, experiências construtivas voltadas para a acessibilidade de jovens com deficiência às diversas manifestações artísticas e culturais, ações educativas e práticas esportivas em letras brancas. Por fim, em um retângulo de fundo branco: realização CUCA, Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, apoio institucional: LEAD, Legendagem e Audiodescrição, Universidade Estadual do Ceará e ATAV Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário