quarta-feira, 21 de março de 2012

Arte e Esporte com Acessibilidade

Por Assessoria de Imprensa

O projeto Multiacesso do Instituto CUCA realizará este mês três atividades voltadas para o protagonismo e/ou acessibilidade de jovens com deficiência.

As atividades acontecerão no CUCA Che Guevara, localizado no bairro Barra do Ceará da capital cearense, com entrada franca para todos os públicos. Confira a seguir a programação dessas atividades de cunho inclusivo.

Teatro acessível para pessoas surdas

A primeira delas acontece esta tarde e contempla jovens do Instituto Felippo Smaldone e do Instituto Cearense de Educação de Surdos - ICES. Os alunos de ambas as instituições assistirão ao espetáculo "Criaturas de Papel", do Grupo Bricoleiros Teatro de Animação, e participarão de uma conversa com o elenco ao final da sessão, mediada por intérpretes de LIBRAS.

Foto: arquivo do grupo
Breve descrição da imagem: três pessoas usando roupa e capuz pretos manipulam bonecos feitos de material de cor branca. Os bonecos representam um menino e uma menina, identificada por uma saia de bailarina. Todos estão sob uma luz azul que varre o palco de fundo preto. Atrás deles há arbustos no palco e um sol de intenso amarelo no alto, ambos de feitos com papel branco. 

O espetáculo não contém falas e se constitui a partir de duas técnicas principais para compor a cena: a construção de um estilo de marionetes bricoladas e o exercício da técnica do TEATRO NEGRO, onde cores entram em contraste com um fundo negro. A ação cênica se dá a partir de um refinado processo de manipulação, onde três ou mais manipuladores animam o mesmo boneco, de forma a enriquecer os movimentos, ampliando a margem de expressividade e atuação das marionetes. Assim, papéis brancos ganham formas geométricas e são transmutados em figuras cênicas que meticulosamente animados ganham vida. O espetáculo fala de encontros e desencontros enquanto poesia das relações e fonte da matéria que nos constitui enquanto seres que no mesmo ato fundador apreendem e constroem o sentido para o mundo.  

Os BRICOLEIROS surgiram em 2004. Formado por artistas com larga experiência com teatro de bonecos e artes-plásticas, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa com diferentes técnicas de bonecos, realizando experimentos com diversos materiais, e promove espetáculos com linguagem simples essencialmente interativa, acompanhada de elementos cômicos, educativos e destinada ao público de todas as idades.

Esporte adaptado para pessoas com deficiência física

Nesta quinta-feira (22) entra em quadra no Ginásio Poliesportivo do CUCA um dos esportes adaptados praticados há mais tempo no mundo: o basquete em cadeira de rodas. A Associação dos Deficientes Motores do Ceará (ADM-CE) realizará um amistoso entre equipes mistas de basquete em cadeira de rodas, de forma integrada ao Curso de Iniciação ao Esporte Adaptado, oferecido pelo CUCA ao público jovem de 15 a 29 anos.

A ADM-CE é pioneira no Estado do Ceará na luta pela inclusão da pessoa com deficiência através do esporte. A entidade tem como finalidade promover intercâmbios de experiências pessoais dos seus associados, a respeito de suas deficiências físicas e dos problemas delas decorrentes, e tem buscado ainda a integração de seus associados por meio da participação dos mesmos em atividades culturais, artísticas e esportivas, somando esforços junto a entidades públicas e privadas que resultem no bem estar e na integração social e profissional das pessoas com deficiência.

Foto: arquivo da associação
Breve descrição da imagem: time de basquete em cadeira de rodas da ADM. Os nove atletas usam camiseta azul com mangas verdes e posam em suas cadeiras para a foto em uma quadra de esportes. Na camiseta está escrito em letras brancas basket. 

A ADM-CE congrega atletas, amigos e demais pessoas que apoiam o paradesporto nas seguintes modalidades: basquete em cadeira de rodas, atletismo, natação, tênis de mesa e halterofilismo.


Artistas com deficiência visual encenam para público com deficiência visual

Uma parceria entre a ATAV Brasil e o Instituto CUCA encerrá as atividades do projeto Multiacesso de março, apresentando no próximo dia 30, às 15h, o espetáculo "Memórias de Natal" com acessibilidade para o público com deficiência visual, por meio da audiodescrição. A montagem é encenada pelo elenco com deficiência visual da Cia. de Teatro Ponto de Vista, com texto e direção da arte-educadora Ruth Queiroz.

Foto: arquivo do grupo
Breve descrição da imagem: os seis artistas do elenco posam para a foto em um jardim de gramado verde. Da esquerda para a direita: um rapaz moreno usando calça e camisa pretas ajusta a gravata azul-claro ajoelhado sobre a perna direita; uma jovem usando uma flor vermelha em seus cabelos cacheados, vestido branco e capa nas cores branca e vermelha olha para uma mulher vendada à sua esquerda, enquanto segura a mão dela; um homem usando calça, camisa e capa pretas está de braços abertos sobre a jovem de cabelos cacheados e a mulher vendada; um homem usando calça e camiseta brancas com as mãos postas está sentado à frente do homem de capa preta; a mulher vendada está usando um vestido branco e uma faixa verde na altura da cintura, da mesma cor da venda que usa nos olhos; e uma jovem de cabelos lisos usando vestido, lenço e bolsa em tons de cinza segura um telefone celular junto ao ouvido direito.  


O espetáculo propõe uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, que, personificado, vaga por uma terra onde o consumismo é quem dita as regras, e mostra o protagonismo da pessoa com deficiência no universo das artes cênicas, como mais uma possibilidade de explorar suas potencialidades, provando que a deficiência não é barreira para quem deseja realizar seus sonhos. Ao final do espetáculo, uma grande lição de amor renovará a esperança do público por um mundo melhor.


O público com deficiência visual receberá fones de ouvido ao ingressar no teatro para ter acesso à audiodescrição, modalidade de tradução audiovisual que favorece a acessibilidade desse público ao universo do teatro, e assistirá com toda autonomia juntamente com os demais na platéia. A narração ao vivo ficará a cargo de Bruna Leão, que também assina o roteiro juntamente com Klístenes Braga. Bruna é Vice-presidente da ATAV Brasil e pesquisadora do Grupo LEAD (Legendagem e Audiodescrição) da Universidade Estadual do Ceará e sua pesquisa versa sobre a audiodescrição no teatro.


Na oportunidade, alunos do Instituto Dr. Hélio Góes, entidade mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará, assistirão ao espetáculo e participarão de uma conversa com o elenco ao final da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário