sábado, 24 de março de 2012

Evento da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza oferece Audiodescrição

Por assessoria de imprensa

Hoje (24) é mais um dia marcante na história da luta pela consolidação dos direitos humanos em Fortaleza. Profissionais do poder público, educadores, estudantes, pesquisadores, pessoas ligadas aos diversos movimentos sociais da cidade, bem como associações, organizações não-governamentais, sindicatos, comitês, conselhos etc., estão reunidos no auditório da Faculdade Integrada do Ceará – FIC – Via Corpvs para o seminário de abertura do “Plano de Educação em Direitos Humanos de Fortaleza (PEDH/FOR): Educar para ter direitos”, pioneiro entre as capitais brasileiras. Sob o tema “A Educação e a Garantia dos Direitos Humanos”, o seminário teve início às 8h e contou com a presença do Secretário de Direitos Humanos de Fortaleza, o Sr. Demitri Nóbrega Cruz, que destacou em sua fala o esforço cooperado de todas as coordenadorias que compõe a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) para a efetivação desta iniciativa.

Foto: Secretário de Direitos Humanos de Fortaleza
destaca o esforço cooperado de todas as coordenadorias da SDH para o sucesso do plano

A mesa desta manhã foi composta pelo Prof. Dr. Solon Eduardo Annes Viola, Coordenador do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e Professor da UNISINOS, e da Prof.ª Dr.ª Lidia Valesca Pimentel, integrante do Comitê Municipal de Educação em Direitos Humanos, Consultora do PEDH/FOR e Professora e Pesquisadora da Faculdade Farias Brito, além do Sr. Demitri Nóbrega. Os trabalhos da manhã foram mediados pela Sr.ª Patricia Campos, Assessora Especial da SDH.

O Prof. Solon destacou em sua fala a importância de se conhecer a trajetória das conquistas dos direitos humanos no Brasil e enfatizou que é necessário que todos os cidadãos se reconheçam como sujeitos de direitos. Em seguida, a Prof.ª Lidia apresentou as premissas que nortearão o plano, mas enfatizou que se tratava de uma construção coletiva e que a contribuição de cada participante será muito bem vinda.

Foto: Prof. Solon, Coordenador do Comitê Nacional
de Educação em Direitos Humanos

O evento contou com intérpretes de LIBRAS e com audiodescritores para favorecerem a acessibilidade dos(as) participantes surdos(as) e dos(as) participantes com deificência visual, respectivamente. A audiodescrição está sendo realizada em tempo real por Klístenes Braga e Bruna Leão, ambos profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil.

Foto: O seminário contou audiodescritores
da ATAV Brasil

A próxima etapa da construção do plano compreende a realização das seguintes plenárias, organizadas por eixos temáticos em conformidade com a orientação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH e do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH3:

12 de abril: Educação Superior, às 14h, no auditório da Educação da UFC – José Albano
17 de abril: Educação e Comunicação, às 14h, no auditório da Educação da UFC – José Albano
26 de abril: Servidores Públicos e Agentes da Justiça e Segurança Pública, às 14h, no auditório da Faculdade Farias Brito
28 de abril: Educação Básica, às 14h, no auditório do IMPARH
05 de maio: Educação Não-formal, às 14h, no auditório do IMPARH

Nos dias 01 e 02 de junho será realizada a plenária final para a consolidação do plano, no auditório da Faculdade Integrada do Ceará – FIC – Via Corpvs.

Para mais informações: ligue (85) 3452.2364 ou acesse www.fortaleza.ce.gov.br/sdh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário