quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CUCA Realiza Sessão de Cinema com Audiodescrição


Por assessoria de imprensa

Amanhã (24) é dia de atividade acessível na programação de cinema do CUCA Che Guevara, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla promovida pela APAE Brasil.

Os alunos do Instituto Moreira de Sousa, Organização Não Governamental (ONG) filantrópica, que trabalha com educação inclusiva de pessoas com deficiência intelectual e/ou dificuldade de aprendizagem desde 1972 em Fortaleza, irão conferir gratuitamente uma programação de cinema pra lá de especial.

A atividade contará com filmes de curta-metragem de realizadores cearenses, que abordam a vida no contexto rural do sertão nordestino. Vale ressaltar que todos serão exibidos com audiodescrição, modalidade de tradução audiovisual que traduz imagens em palavras, favorecendo a acessibilidade das pessoas com deficiências visual e/ou intelectual à programação fílmica, uma vez que são oferecidas informações adicionais que não estão contidas nos diálogos e efeitos sonoros da produção.

A iniciativa é uma realização do Projeto Multiacesso integrado ao Programa Curta Mais Cinema, ambos mantidos pelo Instituto CUCA.

Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

Filmes com Audiodescrição (AD)

Águas de Romanza
(Direção de Gláucia Soares e Patrícia Baía, Ficção, 15’, Colorido, 2002, CE)

Sinopse: No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.

Roteiro de Audiodescrição: Alexandra Seoane, Renata Mascarenhas, Juliana Navarro, Fernanda Alfonso, Katarinna Pessoa e turma da Oficina de Legendagem 2009.
Narração: Bruna Alves Leão.


Reisado Miudim
(Direção de Petrus Cariry, Ficção, 13’, Colorido, 2008, CE)

Sinopse: “Reisado Miudim” é a história de Mateus, um menino que convive com a cultura do reisado e sonha em ser o guerreiro da dança. No desenrolar do filme, o garoto tem seu caráter testado e espera que o seu grande sonho se realize.

Roteiro de Audiodescrição: Conceição Aragão, Luana Ribeiro, Renato Santos, Rosana Lima, Rosane Lima, Rubenita Alves, Renata Mascarenhas, Juliana Navarro, Fernanda Alfonso, Graça Marques, Cristienne Ferreira e Katarinna Pessoa.
Narração: Pedro Henrique Praxedes.


Vida Maria
(Direção de Márcio Ramos, Animação, 10’, Colorido, 2006, CE)

Sinopse: Acompanhamos Maria durante o seu trabalho no sitio onde vive. Vai dos 5 aos 45 anos e passa todo seu estilo de viver para sua filha Lurdes. O filme mostra ciclos de vida que muitas vezes ficamos.

Roteiro de Audiodescrição: Bruna Leão e Klístenes Braga
Narração: Bruna Leão

Vida Maria. Descrição da imagem por Klístenes Braga: Desenho à computação gráfica de uma menina morena escrevendo a lápis em um caderno, junto ao portal de uma janela. Ela tem cabelos pretos e curtos e usa um lenço azul na cabeça e um vestido azul celeste com detalhes brancos.


Serviço::
Projeto Multiacesso integrado ao Programa Curta Mais Cinema
Dia: 24/08/2012
Hora: 14h30
Espaço: Cineclube do CUCA Che Guevara
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, nº 6417, Barra do Ceará
Programação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário