quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Comunidade Surda Cearense em Festa no Dia Nacional do Surdo


Por Klístenes Braga*

No dia 26 de setembro, data da inauguração da primeira escola de surdos no Brasil, no ano de 1857, o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, são relembradas as conquistas históricas da comunidade surda brasileira. Assim, nesta data tão especial para o nosso país, podemos nos orgulhar de mais uma importante conquista da comunidade surda cearense.

A tarde da última sexta-feira (21) foi marcada por momentos de muita emoção, proporcionados pelos alunos do Instituto Cearense de Educação de Surdos – ICES que participaram de uma sessão pioneira de teatro infantil acessível para surdos no Ceará. Isto só foi possível com a colaboração de várias pessoas e instituições que lutam diariamente pela acessibilidade cultural em Fortaleza. E o retorno recebido dos alunos dos ICES após a sessão do espetáculo "A Vaca Lelé" com projeção de legendas em língua portuguesa nos garantiu o sentimento de dever cumprido e nos encheu de entusiasmo para continuarmos trabalhando juntos em prol da acessibilidade cultural na nossa cidade.

Breve descrição da imagem: foto dos alunos do ICES sentados na plateia do Cineteatro do CUCA Che Guevara. Todos estão usando camiseta verde com listras brancas nas mangas. As poltronas são vermelhas.


Breve descrição da imagem: foto do elenco do espetáculo "A Vaca Lelé" em pé sobre o palco. Na plateia, o intérprete de LIBRAS Guilherme sinaliza para o público.


Sabemos que precisamos ajustar muita coisa, mas essa primeira experiência com a projeção de legendas no teatro nos ajudará a compreender melhor essa modalidade de tradução para surdos e, consequentemente, melhorá-la. Esperamos em breve, poder viabilizar novas iniciativas que garantam o acesso de todas as cidadãs e de todos os cidadãos de Fortaleza às diversas manifestações artísticas e culturais ofertadas na cidade e, para isso, contaremos sempre com o apoio daqueles que estiverem dispostos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pois juntos é que somos fortes!

Breve descrição da imagem: foto do elenco do espetáculo "A Vaca Lelé" abraçado com alguns alunos do ICES junto ao palco.


Agradecemos a importante contribuição do Instituto CUCA, da CEMIIL, da SDH, da Copedef, do Comdefor e do Núcleo de Educação Inclusiva de Pacajus na realização de mais uma atividade de teatro voltada para a acessibilidade cultural em Fortaleza.

Um muito obrigado especial ao Guilherme e ao Bruno, intérpretes de LIBRAS da CEMIIL, que acompanharam brilhantemente toda a atividade e fizeram a interlocução entre surdos e ouvintes, garantindo o direito de todos de manifestarem suas opiniões.

Breve descrição da imagem: foto da plateia no Cineteatro do CUCA Che Guevara. À esquerda, vemos o elenco de "A Vaca Lelé" sentado no palco. À direita, os alunos do ICES sentados nas poltronas. O intérprete de LIBRAS Guilherme está entre eles sinalizando.


Acessibilidade cultural: garanta você também esse direito!

Breve descrição da imagem: foto de todas as pessoas presentes à sessão do espetáculo "A Vaca Lelé". Os alunos, o elenco, a equipe de produção e demais convidados posam em frente ao palco.


Breve descrição da imagem: foto de uma graciosa garotinha loira. Ela é aluna do ICES e está fazendo um sinal que simboliza o coração.


*Klístenes Braga é mestre em linguística aplicada com ênfase em tradução audiovisual por meio da audiodescrição, bacharel em administração com habilitação em marketing, ator, pesquisador do Grupo LEAD, produtor cultural do Instituto CUCA, do Grupo Bandeira das Artes e do Projeto SuperAção do BNB.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Teatro com Acessibilidade para Surdos em Fortaleza

Assessoria de comunicação

Nesta sexta-feira (21), o Grupo Bandeira das Artes apresentará um espetáculo de teatro com acessibilidade para o público surdo. Trata-se do espetáculo de teatro infantil "A Vaca Lelé", com projeção de legendas em língua portuguesa, que será apresentado às 15h, no Cineteatro do CUCA Che Guevara.

Há 2 anos, "A Vaca Lelé" foi o primeiro espetáculo de teatro infantil da história do teatro cearense acessível também ao público com deficiência visual, por meio da audiodescriçãoE agora será também o primeiro acessível ao público surdo do Ceará, por meio da legendagem, representando mais um importante passo a caminho da inclusão e da acessibilidade cultural das pessoas com deficiência. Na oportunidade, 40 alunos do Instituto Cearense de Educação de Surdos - ICES e 15 alunos do Núcleo de Educação Especial de Pacajus assistirão ao espetáculo com acessibilidade.

Breve descrição da imagem por Klístenes Braga: foto do espetáculo, em que aparecem da esquerda para a direita: o Espantalho, usando chapéu de palha e roupa de retalhos coloridos, a Matilde, a vaca lelé, usando uma coroa e roupa branca com detalhes pretos; e o Pardal, usando boné com a aba virada para trás, óculos de sol, camiseta camuflada, bermuda bege e uma capa. Todos estão olhando para a esquerda.

O espetáculo conta a história de Matilde, uma vaquinha cheia de sonhos e curiosidades, que vivia fugindo do curral. Tinha sede de conhecer a vida e seus segredos. Consegue ampliar seus conhecimentos quando se torna amiga do velho espantalho, que tudo sabe e tudo vê. Matilde, a vaca lelé, como era chamada, tem um objetivo: conseguir asas e voar. A história de Matilde fala das vontades, de liberdade, de vôos felizes, de ir à luta para não se acomodar, de sonhos impossíveis e de muito amor. O musical “A VACA LELÉ” é, sem dúvida, um momento feliz de teatro para todos os públicos, tornando-se um espetáculo inesquecível, imperdível para todos os públicos!

A atividade de teatro inclusivo é mais uma iniciativa do Projeto Multiacesso do CUCA, em parceria com a Mostra Religare CPBT 20 anos, a ATAV Brasil e o Grupo LEAD da UECE. As legendas foram elaboradas pelos pesquisadores do LEAD com a orientação da Prof.ª Vera Lúcia Santiago e a revisão de Bruna Leão e Klístenes Braga.

21/09 - Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Acessibilidade Cultural: garanta você também esse direito!



SERVIÇO::

PROJETO MULTIACESSO
O projeto promove experiências construtivas voltadas para a acessibilidade de jovens com deficiência às diversas manifestações artísticas e culturais, ações educativas e práitcas esportivas.

A Vaca Lelé 
Grupo Bandeira das Artes
Espetáculo com projeção de legendas em língua portuguesa para o público surdo.
Texto: Ronaldo Ciambroni
Direção: Ana Cristina Viana
Elenco: Bruna Alves Leão, Davidson Caldas, Luís Carlos Pedrosa e Solange Teixeira
Projeção de legendas: Alexandra Seoane e Klístenes Braga
Data: Sexta-feira, 21/09/2012
Horário: 15h
Espaço: Cineteatro
Classificação: livre para todas as idades
Programação gratuita

terça-feira, 18 de setembro de 2012

CUCA debate acessibilidade cultural em Fortaleza


Um grupo de trabalho reunido em torno da promoção da acessibilidade cultural realiza encontro hoje (dia 17), às 14 horas, no Theatro José de Alencar, com o intuito de conhecer - através de uma visita guiada - as obras de acessibilidade em execução no local. Em seguida, os participantes vão aprofundar o debate sobre o acesso das pessoas com deficiência à cultura em Fortaleza.

É uma nova etapa após a mesa redonda "Juventude, Cultura, Esporte e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência", que aconteceu no CUCA Che Guevara (dia 26/07) e contou com a participação de representantes da SDH/COPEDEF, do Laboratório de Inclusão, da UFC, da UECE, do Centro Cultural Banco do Nordeste, do Theatro José de Alendar, da CEDEF, do Centro Cultural Capoeira Água de Beber, da ATAV Brasil, do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, do Espaço Cultural Correios, da ADM-CE, da Aquasis, da COPEDEF e da SEMAS. O Instituto CUCA está representado no grupo pelo produtor cultural Klístenes Braga.

O encontro de hoje vai tratar dos encaminhamentos propostos durante a mesa redonda. Entre os compromissos assumidos pelos representantes de alguns equipamentos culturais presentes ao evento, está o de participar de uma ação conjunta neste mês de setembro, em conformidade com o objetivo da realização da mesa. Com base nisso, no próximo dia 21, às 15 horas, Cineteatro do CUCA, será realizada uma atividade de teatro acessível ao público surdo: a apresentação do espetáculo A Vaca Lelé.