sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Teatro com Acessibilidade para Surdos em Fortaleza

Assessoria de comunicação

Nesta sexta-feira (21), o Grupo Bandeira das Artes apresentará um espetáculo de teatro com acessibilidade para o público surdo. Trata-se do espetáculo de teatro infantil "A Vaca Lelé", com projeção de legendas em língua portuguesa, que será apresentado às 15h, no Cineteatro do CUCA Che Guevara.

Há 2 anos, "A Vaca Lelé" foi o primeiro espetáculo de teatro infantil da história do teatro cearense acessível também ao público com deficiência visual, por meio da audiodescriçãoE agora será também o primeiro acessível ao público surdo do Ceará, por meio da legendagem, representando mais um importante passo a caminho da inclusão e da acessibilidade cultural das pessoas com deficiência. Na oportunidade, 40 alunos do Instituto Cearense de Educação de Surdos - ICES e 15 alunos do Núcleo de Educação Especial de Pacajus assistirão ao espetáculo com acessibilidade.

Breve descrição da imagem por Klístenes Braga: foto do espetáculo, em que aparecem da esquerda para a direita: o Espantalho, usando chapéu de palha e roupa de retalhos coloridos, a Matilde, a vaca lelé, usando uma coroa e roupa branca com detalhes pretos; e o Pardal, usando boné com a aba virada para trás, óculos de sol, camiseta camuflada, bermuda bege e uma capa. Todos estão olhando para a esquerda.

O espetáculo conta a história de Matilde, uma vaquinha cheia de sonhos e curiosidades, que vivia fugindo do curral. Tinha sede de conhecer a vida e seus segredos. Consegue ampliar seus conhecimentos quando se torna amiga do velho espantalho, que tudo sabe e tudo vê. Matilde, a vaca lelé, como era chamada, tem um objetivo: conseguir asas e voar. A história de Matilde fala das vontades, de liberdade, de vôos felizes, de ir à luta para não se acomodar, de sonhos impossíveis e de muito amor. O musical “A VACA LELÉ” é, sem dúvida, um momento feliz de teatro para todos os públicos, tornando-se um espetáculo inesquecível, imperdível para todos os públicos!

A atividade de teatro inclusivo é mais uma iniciativa do Projeto Multiacesso do CUCA, em parceria com a Mostra Religare CPBT 20 anos, a ATAV Brasil e o Grupo LEAD da UECE. As legendas foram elaboradas pelos pesquisadores do LEAD com a orientação da Prof.ª Vera Lúcia Santiago e a revisão de Bruna Leão e Klístenes Braga.

21/09 - Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Acessibilidade Cultural: garanta você também esse direito!



SERVIÇO::

PROJETO MULTIACESSO
O projeto promove experiências construtivas voltadas para a acessibilidade de jovens com deficiência às diversas manifestações artísticas e culturais, ações educativas e práitcas esportivas.

A Vaca Lelé 
Grupo Bandeira das Artes
Espetáculo com projeção de legendas em língua portuguesa para o público surdo.
Texto: Ronaldo Ciambroni
Direção: Ana Cristina Viana
Elenco: Bruna Alves Leão, Davidson Caldas, Luís Carlos Pedrosa e Solange Teixeira
Projeção de legendas: Alexandra Seoane e Klístenes Braga
Data: Sexta-feira, 21/09/2012
Horário: 15h
Espaço: Cineteatro
Classificação: livre para todas as idades
Programação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário