terça-feira, 16 de outubro de 2012

UFRN e UECE Realizam Evento de Capacitação em Audiodescrição e Legendagem para Surdos


Por assessoria de imprensa

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizam esta semana um importante evento acadêmico para introduzir os princípios da audiodescrição e da legendagem para surdos, voltado para alunos, servidores e professores da UFRN e profissionais que atuam com educação especial e inclusão escolar dos sistemas públicos de ensino potiguar.

O evento teve início ontem (15) com as palestras da Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Santiago, da UECE, e seguirá até o final da semana, com as oficinas facilitadas pelos professores Bruna Leão e Klístenes Braga, pesquisadores do LEAD, grupo de pesquisa coordenado pela Prof.ª Vera.

As oficinas, cujo foco será na tradução de produções audiovisuais e de artes cênicas, têm como objetivo discutir o papel da audiodescrição e da legendagem para surdos no que se refere à acessibilidade comunicacional, cultural e curricular no contexto do ensino superior, e contribuir com a oferta de novos profissionais de tradução audiovisual ao crescente mercado de produções acessíveis, estimulando a formação de grupos dedicados a projetos culturais e educacionais com acessibilidade ao público com deficiência sensorial.

A comissão organizadora é formada pelo Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves, do Centro de Educação, que coordena o evento, pelo Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, da CAENE, e pelo Prof. Dr. Marcos Aurélio Felipe, da SEDIS, todos da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário