segunda-feira, 17 de junho de 2013

Livro sobre a pesquisa em audiodescrição no Brasil será lançado hoje em Fortaleza

O livro “Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil”, fruto do projeto de cooperação financiado pela Capes (PROCAD Capes) entre a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade Federal de Minas Gerais, será lançado nesta segunda-feira (17), às 16h30, integrando a programação especial de aniversário dos 103 anos do Theatro José de Alencar.

Com treze artigos relatando sobre os mais diversos tipos de pesquisa, o livro destina-se a profissionais e pesquisadores da área de audiodescrição, assim como pesquisadores e profissionais de outras áreas que tenham interesse na discussão da questão da acessibilidade de pessoas com deficiência visual aos meios visuais e audiovisuais. Estão diretamente envolvidos nessa discussão pesquisadores e profissionais de Letras, Linguística, Pedagogia, Fonologia, Fonoaudiologia, Comunicação Social, Artes, dentre outros.

Organizado pelas Professoras Vera Lúcia Santiago Araújo e Marisa Ferreira Aderaldo, a primeira edição do livro conta com artigos dos seguintes pesquisadores:

Rafaela Bezerra De Medeiros 
Antônio Luciano Pontes 
Bruna Alves Leão 
Klístenes Bastos Braga 
Pedro Henrique Lima Praxedes 
Célia Maria Magalhães 
Juarez Nunes De Oliveira Junior 
Alexandra Frazão Seoane 
Júlio Pinto 
Flávia Mayer 
Wilson Júnior De Araújo Carvalho 
Eliana Paes Cardoso Franco 
Alana Monteiro Murinelly Monteiro 
Renata De Oliveira Mascarenhas 
Deise M. Medina Silveira 
Barbara C. Dos Santos Carneiro 
Adriana Urpia

O livro será apresentado pela Professora Elinalva Alves de Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação, atual coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental ACEC - Associação dos Cegos do Estado do Ceará, escola anexa da Rede Municipal de Fortaleza.




Descrição da imagem por Klístenes Braga: Capa do livro Os novos rumos da pesquisa em audiodescrição no Brasil. Retângulo vertical de fundo preto. No canto superior direito está escrito em letras brancas: Vera Lúcia Santiago Araújo, Marisa Ferreira Aderaldo, organizadoras. Logo abaixo, ainda na metade superior e centralizado, está escrito o título em letras cinza, mas com destaque para a palavra audiodescrição, que está escrita em letras vermelhas e de maior tamanho que as demais. Embaixo do título há nove pequenos quadrados cinza com ícones brancos, dispostos em três colunas e três linhas. Da esquerda para a direita, na primeira linha: um alto-falante, um olho e um balão de diálogo; na segunda linha: um microfone, uma câmera filmadora e uma paleta de cores com um pincel; e na terceira linha: uma semicolcheia, um lápis e as máscaras representativas da tragédia e da comédia no teatro, sendo que esta última é preta. Na parte inferior, ao centro, está o ícone da editora: desenho de uma seta menor e outra maior convergindo para o mesmo ponto. Ao lado da figura está escrito em letras brancas: Editora CRV.


:: SERVIÇO
Lançamento do livro “Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil”
Data: 17 de junho de 2013
Hora: 16h30
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Praça José de Alencar, s/n, Centro, Fortaleza, Ceará, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário