quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Amor no Ar no Cine Ceará: pesquisa e realização na perspectiva da acessibilidade audiovisual

Por assessoria de imprensa

A Mostra Olhar do Ceará, que integra o Festival Ibero-americano de Cinema – Cine Ceará, exibirá nesta quarta-feira (19) o novo curta-metragem da cineasta e pesquisadora em tradução audiovisual acessível do Grupo LEAD, Sara Benvenuto.

Sara é natural da cidade de Iguatu, no Ceará, formada em realização fílmica na escola New York Film Academy, Mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Intersemiótica e Licenciada em Letras / Inglês, ambos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui cinco curtas-metragens e um longa documentário em seu currículo, que também já foram exibidos em edições anteriores do Cine Ceará, com exceção do curta intitulado 'Brancos Elefantes', que foi exibido na 12˚ edição do Festival Nóia de Cinema Universitário, em 2013, o qual foi vencedor do prêmio de Júri Popular.

Este ano, Sara participa mais uma vez do Cine Ceará com o trabalho intitulado 'Amor no Ar', seu quinto curta-metragem, cujo roteiro foi livremente inspirado no conto intitulado 'Entrevista', de Rubem Fonseca. No filme, uma busca sombria, um encontro inusitado, a possibilidade de uma noite inesquecível, quem sabe. A trama se desenrola sob uma atmosfera embriagante de uma conversa densa sobre o passado. Os personagens se lançam num voo noturno em que o amor se mostra infindável na sua forma. Neste trabalho, Sara incorporou uma nova perspectiva aos seus projetos cinematográficos, ao refletir sobre os parâmetros da tradução audiovisual acessível por meio da audiodescrição desde a concepção da narrativa e da construção das imagens, investigando a possibilidade de o cinema estar cada vez mais acessível ao público com deficiência visual.

O filme estreou na IV Mostra de Cinema de Iguatu, em maio de 2013, quando foi exibido juntamente com 'Retrato de uma Paisagem', de Pedro Diógenes, 'Doce Amianto', de Uirá dos Reis e Guto Parente, e 'O Abismo Prateado', de Karim Aïnouz, dentre outros.

Ficha Técnica:
Diretora: Sara Benvenuto
Produtor: Cesar Teixeira
Elenco: Bruna Leão e Klístenes Braga
Direção de arte: Kamille Costa
Assistentes de produção: Anderson Damasceno e Sakura Débora
Roteiro: Greice Oliveira
Fotografia: Eudes Freitas
Montagem: Sara Benvenuto
Som: Aline Rodrigues
Trilha sonora original: Evaldo Gouveia
saramabela.wix.com/amornoar


:: SERVIÇO
Amor no Ar
Mostra Olhar do Ceará – 24º Cine Ceará
Data/hora: 19/11/14, às 16h
Local: Cinema do Dragão | Fundação Joaquim Nabuco
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário