quinta-feira, 7 de maio de 2015

Salão de Abril realiza ações educativas com acessibilidade

A 66ª edição do Salão de Abril realizou nessa terça-feira (05) ações educativas com jovens com deficiência visual e jovens surdos, que puderam acessar as obras com acessibilidade e conhecer seus criadores. Confira na matéria da jornalista Joanice Sampaio veiculada no blog PapoCult.

Alunos com deficiência visitam o Salão de Abril através da Ação Educativa de Acessibilidade

Com uma proposta inédita na exposição, o projeto de acessibilidade cultural da 66ª edição do Salão de Abril, promove nesta terça-feira, 5, uma ação educativa que contemplará cerca de 150 alunos do Instituto Cearense de Educação de Surdos - ICES e a Associação de Cegos do Estado do Ceará - ACEC. As atividades serão realizadas nos turnos da manhã, a partir das 10h e no período da tarde, às 14h, onde os estudantes participarão de uma visita guiada com orientação dos educadores da Mostra, além de uma atividade interativa com artistas cearenses que estão com trabalhos expostos no Salão. 

Segundo o especialista em acessibilidade, Klístenes Braga, a ação é inovadora principalmente por possibilitar o contato dos estudantes com os artistas da exposição e por isso é interessante que as instituições possam aproveitar desse momento para oferecer uma aula de campo, participando efetivamente da exposição. “A ideia é darmos a oportunidade desses alunos conhecerem não só a obra mas o autor daquele trabalho, permitindo que eles possam dialogar com os artistas e se sintam instigados a ampliar sua percepção sobre a obra. Quando falamos em acessibilidade, na verdade, significa dar oportunidade igual, permitir que eles entendam que estão participando como qualquer outro visitante da exposição e eu vejo a satisfação desses alunos quando são realizados eventos com esse foco aqui no estado”, ressalta Klístenes, que foi responsável pelo projeto de acessibilidade da exposição.

Para Narcélio Grud, que estará presente na ação, a iniciativa é muito importante não só para os estudantes, mas para o próprio artista que encontra uma forma de expor o seu trabalho de maneira diferenciada. “Já realizei outras ações que pude mostrar minha obra para pessoas com deficiência e achei muito interessante a leitura que eles fazem da obra, demonstram uma sensibilidade muito mais apurada que, às vezes, um outro público não consegue compreender. Por isso, quero nessa ação explicar meu trabalho de maneira bem interativa, pretendo desmontar algumas partes para mostrar o processo de construção”, disse o artista que expõe a obra “Ciclosound”,  no Salão de Abril deste ano.

Durante todo o período de visitação, o público teve contato com uma série de ações assistivas, implementadas na edição deste ano, com o intuito de contemplar várias categorias de acessibilidade: arquitetônica, atitudinal, comunicacional e cultural. Além de recursos tecnológicos na própria apresentação das obras com tradução audiovisual por meio da audiodescrição e etiquetas em Braille  para a acessibilidade do público com deficiência visual, a equipe CCBNB recebeu capacitação voltada para sensibilização no atendimento à pessoa com deficiência e a exposição contou com quatro educadores, divididos entre os dois turnos de funcionamento, sendo um educador com deficiência visual, um com deficiência auditiva e outro intérprete de libras.

O 66º Salão de Abril é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste e Projeto de Acessibilidade de Leão & Braga Audiodescritores Associados. O público poderá conferir a exposição até o dia 09 de maio de terça a sexta-feira, das 10h às 20h e sábados 10h às 19h, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D'Eu, 560 – Centro).


Serviço
Mostra Nacional do 66º Salão de Abril
Galeria Antônio Bandeira - Centro Cultural Banco do Nordeste 
Rua Conde D'Eu, 560 – Centro 
Visitação: Terça a sexta-feira de 10h às 20h, e sábados 10h às 19h.
A exposição fica em cartaz até 09 de maio de 2015.
Mais informações: 3105.1339 / 3105.1392
 
http://www.papocult.com.br/2015/05/alunos-com-deficiencia-visitam-o-salao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário