sexta-feira, 24 de abril de 2015

Espetáculo com audiodescrição e tradução em LIBRAS para crianças em Fortaleza

Grupo de teatro apresenta espetáculo acessível para crianças com deficiência pela primeira vez no Festival Palco Giratório em Fortaleza
Por assessoria de imprensa

A programação do Festival de Artes Cênicas Palco Giratório contará com uma grande novidade este ano em Fortaleza. Crianças com deficiência visual e crianças surdas poderão desfrutar juntas com as demais crianças, utilizando-se dos recursos da Audiodescrição e da tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O Grupo Bandeira das Artes apresentará neste domingo (26) o espetáculo 'Miralu e a Luneta Encantada', com texto e direção de Fernando Lira, às 17h, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, integrando a programação do festival. O projeto do espetáculo foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura / Parceria BNDES em 2012 e aborda a temática da deficiência visual em uma encantadora história de superação e descoberta de novas possibilidades.

Miralu era uma menina parecida com qualquer menina que existe por aí. Igualzinha, mas DIFERENTE. Ela tinha um amigo muito querido e uma família aparentemente legal. Miralu tentava ajudar todos eles, mas eles não deixavam porque ela era DIFERENTE. Até que um dia Miralu desejou não ser mais DIFERENTE... Num passe de mágica, Miralu segue em busca de realizar o seu maior desejo. O que ela não sabia era que nem tudo é o que parece, mas que tudo pode estar ao alcance do coração. 

O grupo é formado por atores e pesquisadores da UECE, que trabalham na perspectiva da produção teatral com acessibilidade. Em 2010, o grupo realizou a primeira sessão de teatro infantil com acessibilidade no Ceará, com a produção do musical infantil "A Vaca Lelé", assistida por crianças com deficiência visual e intelectual, bem como por crianças surdas. Neste domingo, os pequenos espectadores poderão conferir a história de "Miralu", participando mais uma vez efetivamente da vida cultural através da programação oferecida pelo festival.

Acessibilidade Cultural

Segundo dados do IBGE (2010), o Ceará tem 2.340.329 pessoas com deficiência e 646.493 desse universo estão em Fortaleza, distribuídas nas mais diversas faixas etárias. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Em se tratando da deficiência sensorial, que compreende a deficiência visual e auditiva, vários recursos de tecnologia assistiva disponíveis atualmente favorecem a acessibilidade cultural de pessoas na infância, na juventude e na maturidade, tais como a audiodescrição, a legendagem para surdos, a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), dentre outros.

Segundo Klístenes Braga, um dos fundadores do grupo teatral e também da Associação de Tradutores Audiovisuais do Brasil - ATAV Brasil, acessibilidade cultural diz respeito a um conjunto de medidas previamente planejadas para assegurar o acesso e a fruição das pessoas com deficiência aos bens, produtos, serviços e atividades culturais, bem como aos locais e eventos destinados à difusão cultural, de forma ampla, irrestrita e autônoma. 

::SERVIÇO 
Espetáculo infantil “Miralu e a Luneta Encantada”, Grupo Bandeira das Artes
Sessão com Audiodescrição e tradução simultânea em LIBRAS 
Data/horário: 26/04/15, às 17h
Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701, Centro)
Ingressos: R$ 5,00 (meia) | R$ 10,00 (inteira) 
Classificação: LIVRE e ACESSÍVEL para todos os públicos
Breve descrição da imagem por Klístenes Braga: cartaz eletrônico de divulgação do espetáculo. Na parte superior, à esquerda, está escrito em letras pretas 'Grupo Bandeira das Artes apresenta'. Na parte inferior, à esquerda, há o desenho de uma menina de pele branca e cabelos castanhos presos num rabo de cavalo por uma fita vermelha. Seu vestido também é vermelho. Ela está com um boneco sobre os ombros e olha para a esquerda através de uma luneta lilás que tem um coração vermelho na lente. Um pássaro amarelo sobrevoa a ponta da luneta. Ao seu lado, há um homem de bigode e cavanhaque finos e brancos, usando chapéu lilás pontudo com a aba laranja e blusão com capa e calça lilás. Ele está com o braço esquerdo erguido. Atrás dos dois, ao fundo, há uma casinha amarela, e na frente deles, pequenas flores coloridas. Sob céu anil, vários pássaros coloridos sobrevoam o título centralizado: 'Miralu', em letras vermelhas, 'e a luneta encantada', em letras lilás. Acima da cabeça do homem está escrito em letras vermelhas 'texto e direção' e, em letras pretas, 'Fernando Lira'. No rodapé há os logos dos patrocinadores, apoiadores e parceiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário