quinta-feira, 12 de maio de 2011

Festival Palco Giratório: Recife recebe 41 espetáculos de 38 companhias

Programação múltipla de espetáculos, passando por vários estilos e linguagens cênicas do Festival Palco Giratório, promovido pelo Sesc, chega ao Recife pelo 5º ano consecutivo. De 6 a 28 de maio, a capital pernambucana será o palco de 41 espetáculos, de 38 companhias, vindas de vários estados brasileiros e uma internacional (Cuba).
Desse repertório, 16 grupos foram selecionados pela curadoria nacional e vão circular por todos os estados do país. Dentre eles, dois grupos são de Pernambuco: o Mão Molenga Teatro de Bonecos, com os espetáculos “O Fio Mágico e Era uma Vez”; e o Coletivo Lugar Comum, com o espetáculo de dança “Leve”. Eles se juntam a outras 22 companhias que compõem a programação do festival do Recife.
Os espetáculos estão distribuídos em seis teatros da cidade (Marco Camarotti, Capiba, Barreto Júnior, Hermilo Borba Filho, Apolo e Luiz Mendonça), a preços populares. Na programação, opções para crianças e adultos, cobrindo os mais variados gêneros como o drama, comédia, dança e formas animadas.
O público pode conferir ainda as apresentações gratuitas em espaços abertos como os mercados públicos de Casa Amarela, São José e Prazeres, além da Praça do Campo Santo, em Santo Amaro. Há também atividades formativas, como debates, pensamentos giratórios e oficinas.
O recurso da áudio-descrição será novamente disponibilizado para pessoas portadoras de deficiências visuais. Este ano em sete espetáculos, incluindo a peça de abertura “Caetana”, do grupo Duas Companhias (PE). A técnica funciona com tecnologia semelhante à utilizada na tradução simultânea. Haverá também tradução em libras nas apresentações de “Reprilhadas e Entralhofas – um concerto para acabar com a tristeza” e “Cordel do Amor sem Fim”.
Ações Paralelas
Para a edição 2011, a coordenação do Festival Palco Giratório Brasil-Recife traz duas ações paralelas. A primeira é a Cena Bacante — um espaço para performances temáticas que servirá de mote para confraternização entre os grupos convidados e os artistas locais. A outra ação, batizada de Cena Gastrô, é um circuito gastronômico com cardápio elaborado pelo Chef César Santos inspirado nos títulos dos espetáculos.
Esta edição traz ainda uma promoção especial para quem curte teatro, intitulada “Espectador Presente”. O público que comparecer ao espetáculo de abertura, no dia 6 de maio, irá receber um cartão fidelidade, que deverá ser apresentado na bilheteria dos próximos espetáculos para registro da presença. O espectador que completar o cartão (com 10 carimbos) receberá um ingresso para o Over12 — doze horas ininterruptas de programação que encerra o Festival — e um brinde exclusivo.
Serviço
Festival Palco Giratório Brasil – Recife 
Quando: de 06 a 28 de maio de 2010 
Ingressos: R$ 10 (público em geral) / R$ 5 (comerciários e dependentes, estudantes, idosos professores) 
Informações: www.sescpe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário