quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Seminário sobre Acessibilidade Cultural abordará a Audiodescrição no Teatro Infantil

Por Assessoria de Imprensa

O Projeto Miralu realiza nesta sexta-feira (08), no Cineteatro do CUCA Barra, em Fortaleza, o Seminário “Acessibilidade Cultural: A Audiodescrição no Teatro Infantil”, em parceria com o Projeto Multiacesso do Instituto CUCA.

O seminário irá discutir o campo de estudos da tradução audiovisual por meio da audiodescrição (AD), com ênfase na locução da AD para o teatro infantil, a partir da experiência com o Projeto Miralu. Trata-se de um projeto pioneiro que envolve a acessibilidade cultural de crianças com deficiência visual ao teatro, tendo recursos de acessibilidade permeando todo o processo criativo, tais como audiodescrição, cores contraste e estímulos olfativos. Além da montagem, o projeto realizou uma oficina de audiodescrição para o teatro, no último mês de junho, e amanhã reunirá a Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Santiago e a Prof.ª Dr.ª Renata Mascarenhas, ambas pesquisadoras do Grupo LEAD da UECE, e a Prof.ª Ms. Bruna Leão, pesquisadora do Projeto Miralu, para falarem sobre o tema.

Antes do seminário, às 14h30, também no Cineteatro do CUCA Barra, o Grupo Bandeira das Artes irá apresentar o espetáculo “Miralu e a Luneta Encantada”, montagem resultante do projeto, para alunos da rede pública de ensino, dentre eles, alunos do Instituto Dr. Hélio Góes, escola inclusiva mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará. O espetáculo trata da inclusão e do protagonismo da pessoa com deficiência visual, pois a personagem principal tem baixa visão. A história aborda as relações de Miralu com a sua família, que é superprotetora, e da conquista da autonomia como premissa para o seu desenvolvimento e interação social.

Além de apresentar os novos resultados da pesquisa em Audiodescrição no Brasil, o seminário tem como objetivo discutir a metodologia do Projeto Miralu no contexto da acessibilidade e fomentar novos projetos acessíveis para o teatro em Fortaleza, tendo como público-alvo, estudantes e profissionais de artes cênicas e de produção cultural e demais interessados no campo da acessibilidade cultural de pessoas com deficiência visual.


:: SERVIÇO
“Miralu e a Luneta Encantada”
Espetáculo de teatro infantil com audiodescrição
Data: 08/11/2013
Hora: às 14h30

Seminário “Acessibilidade Cultural: A Audiodescrição no Teatro Infantil”
Data: 08/11/2013
Hora: 17h às 19h

Local: Cineteatro do CUCA Barra, Av. Pres. Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará, Fortaleza – Ceará.
Programação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário