segunda-feira, 6 de junho de 2011

FESTA DO TEATRO – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO CONSUMIDORAS DE CULTURA


Vem aumentando gradativamente e significativamente o número de pessoas com deficiência visual que participam de espetáculos culturais como peças de teatro, exibição de filmes, exposições em museus e outros. Sem dúvida nenhuma, a audiodescrição é a grande responsável por esse movimento de inclusão cultural. Pessoas cegas e com baixa visão também podem ser consumidoras de cultura, desde que sejam respeitadas em seus direitos de acessibilidade comunicacional.
Ontem (04/06/2011), o número de pessoas com deficiência visual que compareceram ao Teatro Sto Agostinho para assistir a duas peças com audiodescrição: A Vida é uma Comédia e O Amante do Meu Marido,surpreendeu. Mais de 60 pessoas lá estiveram, grande parte do grupo Amigos prá Valer. Como já comentado em outros posts, Zé Vicente, o fundador do grupo, tem tido um papel fundamental de incentivador da participação das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, ajudando, com isso, a formação de um público consumidor de cultura.
Os recursos de acessibilidade, audiodescrição e legendas, fizeram, pela primeira vez, parte da programação da FESTA DO TEATRO, programa que pelo terceiro ano consecutivo oferece, gratuitamente, 40 mil ingressos para produções teatrais em São Paulo, colaborando para a popularização das artes cênicas e contribuindo para a inclusão cultural. A acessibilidade estreiou, pois, com sucesso no programa, mostrando que esse público existe e é um novo público consumidor de cultura.
Que outras produções, programas e festivais possam mirar-se no exemplo da FESTA DO TEATRO, abrindo suas portas para públicos até aqui tão excluídos e marginalizados. E que mais pessoas com deficiência visual possam perceber o quanto é importante participar e prestigiar os eventos acessíveis, o que incentivará mais teatros, cinemas, museus e outros espaços culturais a seguir pelo mesmo caminho. E que em breve, cada pessoa possa escolher o evento que mais lhe agrada, não somente pelo recurso de acessibilidade, mas pela preferência e gosto pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário