sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mostra Olhar do Ceará do Cine Ceará exibe documentário sobre espetáculo teatral acessível para crianças com deficiência visual

Por Assessoria de Imprensa

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema chega à sua 21ª edição, reunindo as diversas manifestações da linguagem das artes audiovisuais do mundo ibero-americano, e valorizando e preservando o patrimônio cinematográfico brasileiro. Com a exibição de mostras diversas durante 8 dias, um dos objetivos do festival é discutir meios e estratégias de distribuição e formação de plateia para o cinema brasileiro, como é o caso da mostra Olhar do Ceará, em que as produções cearenses têm seu espaço de exibição garantido.

Criada em 1999 como demanda da crescente produção cinematográfica do Estado do Ceará, a mostra Olhar do Ceará exibirá nesta sexta-feira (10), a partir das 16h, no Espaço Unibanco do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o documentário “Nas Asas do Coração”, de Sara Benvenutto e Klístenes Braga, que registra a primeira exibição de um espetáculo teatral com acessibilidade para crianças com deficiência visual no Ceará.

Nas Asas do Coração

Segundo Bruna Alves Leão, atriz e produtora do video, “é muito importante ver esse trabalho participando de um festival como o Cine Ceará, que tem alcance internacional”. Bruna é tradutora audiovisual da ATAV Brasil e pesquisadora do Grupo LEAD da UECE, que desenvolve pesquisas em audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos. “Melhor seria se ele fosse exibido com recursos de acessibilidade”, completou Bruna.

Sinopse:
Documentário sobre o espetáculo teatral “A Vaca Lelé”, que comemorou cinco anos em 2010, encantando as plateias por onde passa, tendo sido o primeiro espetáculo acessível para crianças com deficiência visual no estado do Ceará. O vídeo é um registro da motivação do idealizador do projeto e das experiências individuais e coletivas do grupo responsável pela montagem, estabelecendo uma relação paradoxal entre as narrativas da peça e do vídeo com aspectos da vida real. O vídeo foi rodado durante a temporada do espetáculo no Centro Cultural Banco do Nordeste, nas cidades de Fortaleza-CE, Juazeiro do Norte-CE e Sousa-PB.


Ficha Técnica
Título:
Nas Asas do Coração
Direção:
Sara Benvenutto e Klístenes Braga
Roteiro:
Sara Benvenutto, Klístenes Braga, Marcelo Cavalieri e Bruna Alves Leão
Direção de Produção:
Klístenes Braga
Direção de Fotografia:
Marcelo Cavalieri
Direção de Arte:
Sara Benvenutto
Montagem/Edição:
Sara Benvenutto
Trilha Sonora:
Orlângelo Leal
Som Direto:
Sara Benvenutto
Elenco:
Bruna Alves Leão, Davidson Caldas, José Alves Netto, Klístenes Braga Luís Carlos Pedrosa e Solange Teixeira



Serviço:
Mostra Olhar do Ceará | 21º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema
Data: Sexta-feira, 10/06/2011
Horário: 16h
Local: Espaço Unibanco I - Dragão do Mar: Av. Almirante Tamandaré, 310, Centro, Fortaleza, Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário