sábado, 27 de agosto de 2011

Pessoas com deficiência sensorial têm acesso à exposição Diálogos em Fortaleza


A exposição Diálogos, que apresenta retratos de artistas cearenses feitos por Fernando França, teve abertura na última quarta-feira (24) no Memorial da Cultura Cearense (MCC), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A visitação é gratuita e acessível para pessoas com deficiência sensorial e pode ser feita de terça a quinta, das 9h às 19h, e de sexta a domingo, das 14h às 21h.

A exposição possui 23 retratos de óleo sobre tela e trazem mensagens pintadas pelos próprios artistas retratados, sugerindo o diálogo e permitindo uma coleção de estilos muito ampla. Estrigas, Joyce Juaçaba, Zé Tarcísio, Descartes Gadelha, Vando Figueiredo e Claudio Cesar, são alguns dos artistas retratados.

A acessibilidade para pessoas com deficiência visual foi feita pela equipe do projeto Acesso, de responsabilidade do Memorial da Cultura Cearense, por meio da audiodescrição, que contou com a orientação e revisão da audiodescritora Marisa Aderaldo, associada da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil, entidade sem fins lucrativos que congrega e representa profissionais de tradução audiovisual, cujo objetivo é tornar as produções audiovisuais compreendidas no universo do teatro, do cinema, da televisão e dos espaços museológicos, dentre outros, acessíveis para pessoas com deficiência sensorial. Marisa é doutoranda pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora e pesquisadora em tradução audiovisual pela Universidade Estadual do Ceará, com projeto de pesquisa voltado para a AD de obras de arte.

A exposição conta ainda com desenhos das obras em auto-relevo, textos de leitura em Braille e LIBRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário