quinta-feira, 12 de abril de 2012

Alunos da UFC assistem filme com Audiodescrição

Por Assessoria de Imprensa

No último dia 02, a Casa Amarela Eusélio Oliveira recebeu os alunos do Curso de Graduação em Design, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, para assistirem a exibição da versão audiodescrita do filme "O Grão", do cineasta cearense Petrus Cariry.

A sessão de cinema acessível teve início às 18h na sala Benjamin Abrahão e foi precedida pela palestra do audiodescritor Klístenes Braga, integrante do grupo LEAD (Legendagem e Audiodescrição) da Universidade Estadual do Ceará, mestre em Linguística Aplicada com ênfase em Tradução Audiovisual por meio da Audiodescrição e também um dos responsáveis pela audiodescrição do filme. Na oportunidade, Klístenes falou sobre sua pesquisa de recepção, realizada com grupos de participantes com deficiência visual e enfatizou a necessidade de que os alunos contemplassem em seus trabalhos acadêmicos e/ou profissionais iniciativas inclusivas para todos os públicos.



Breve descrição da imagem: foto da sala de cinema vista da parte posterior da plateia.
Ao fundo, vê-se o telão onde está projetado um slide com a definição de audiodescrição.
Na parte inferior da foto, à direita, Klístenes fala para a plateia. 

O filme foi exibido somente com o processo de audiodescrição, ou seja, a projeção não contemplou as imagens. O objetivo foi sensibilizar os alunos diante da barreira imposta pela deficiência visual e estimulá-los por meio do exercício prático da tradução intersemiótica a pensarem sobre a quebra de paradigmas no processo de comunicação.

Ao final, o Professor Diego Normandi recebeu das mãos de Klístenes os DVDs do Projeto DVD Acessível para compor o acervo da UFC.

Breve descrição da imagem: foto de Klístenes entregando os DVDs para Diego.
Klístenes tem cabelos lisos e curtos e usa camisa pólo azul com listras horizontais em tons de azul marinho. Diego tem cabelos cacheados e curtos e barbicha e usa camiseta vermelha. Ambos usam calças jeans em tons de azul.

A atividade foi capitaneada pelos professores Anna Lúcia dos Santos, Daniel Cardoso e Diego Normandi da UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário