terça-feira, 24 de abril de 2012

Eventos na Assembléia Legislativa do Ceará Oferecem Audiodescrição

Por assessoria de imprensa

O Seminário de Educação Inclusiva e a Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual do Sistema Braille inauguraram uma nova iniciativa de acessibilidade para pessoas com deficiência visual na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE). Ambos os eventos ofereceram gratuitamente o serviço de audiodescrição à população na “Casa do Povo”.

Breve descrição da imagem: foto do auditório da Assembléia Legislativa do Ceará. Ao fundo, no palco, há uma grande mesa, composta por sete pessoas. Entre elas, uma mulher posicionada ao centro está de pé. Atrás da mesa, há dois telões: um à direita e outro à esquerda, exibindo o logotipo do Governo do Estado do Ceará. A plateia é vista por trás e está lotada. As poltronas e o carpete do auditório são vermelhos.

O Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas Para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, do Gabinete da Primeira Dama, da Secretaria de Educação e do Conselho Estadual de Educação, realizou na última quarta-feira (18), no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, o Seminário de Educação Inclusiva, cujo objetivo foi promover um amplo debate sobre o tema e sensibilizar as Prefeituras Municipais da importância de participarem do Programa Benefício de Prestação Continuada - BCP na Escola, que visa garantir o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência de zero a dezoito anos. A participação das Prefeituras no referido programa viabilizará o financiamento para aquisição de transporte escolar acessível, sala de recursos multifuncionais, capacitação de professores e reforma das unidades escolares. A palestra “Marcos legais da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, da Sr.ª Cláudia Grabois, do Ministério da Educação – MEC, deu início aos trabalhos do seminário, seguida das falas da Sr.ª Selene Penaforte, do Conselho Estadual de Educação, da Sr.ª Nohemy Rezende, da Secretaria de Educação – SEDUC, da Sr.ª Evania Maria Oliveira, do INSS, e da Sr.ª Márcia Dutra, da STDS.

Breve descrição da imagem: foto de Bruna Alves Leão. A audiodescritora tem cabelos curtos e castanhos, usa óculos e está sentada em uma poltrona vermelha com um microfone preso à cabeça, modelo headset, enquanto digita em um notebook que está em seu no colo.

Já na quinta-feira (19), o Plenário 13 de Maio recebeu várias pessoas ligadas à luta dos direitos da pessoa com deficiência visual em Fortaleza para a Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual do Sistema Braille, que foi presidida pela Excelentíssima Senhora Deputada Estadual Rachel Marques, que destacou em sua fala a importância de se garantir recursos de acessibilidade para todos. Na oportunidade foram homenageadas as senhoras Naíla Maria de Oliveira, Elinalva Alves e Maria Lúcia Pontes, e o senhor José de Freitas, pelos valorosos esforços junto às pessoas com deficiência visual. A representante dos homenageados daquela sessão, Naíla, destacou que a educação tem um importante papel no combate à discriminação e citou Helen Keller, uma grande defensora dos direitos das mulheres, pobres e deficientes: “Os pontos Braille são sementes de luz levadas ao cérebro pelos dedos, para germinação do saber”. Ao final, os homenageados receberam a versão em Braille do “Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará” e do “Estatuto Nacional do Idoso”.

Breve descrição da imagem: quatro fotos do Plenário 13 de Maio da Assembléia Legislativa do Ceará. São mostrados o Plenário em formato de arena, um lance da bancada dos deputados visto de frente, outro lance da bancada visto pela lateral, mostrando as pessoas utilizando fones de ouvido e, por último, o audiodescritor Klístenes Braga visto de costas na Sala de Imprensa, a qual é separada do Plenário por uma vidraça.  

A audiodescrição em tempo real dos eventos foi realizada por Bruna Alves Leão e Klístenes Braga, ambos audiodescritores da ATAV Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário