sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fortaleza comemora 286 anos com vídeo coletivo para todos verem e ouvirem

Por assessoria de imprensa

A Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza, lançará esta noite, às 19h, em sua sede, o vídeo coletivo “Fortaleza em Sol Maior”. O vídeo traz histórias inspiradas em obras de compositores cearenses, em comemoração ao aniversário de 286 anos de Fortaleza, completos no último dia 13 de abril. O projeto teve início em 2008 e visa incentivar a produção audiovisual na cidade. Os vídeos são temáticos e já registraram Fortaleza pelas horas, pelos personagens da cidade, pelas ruas e pelos sentidos.

As histórias de “Fortaleza em Sol Maior” foram selecionadas a partir de um edital, que contemplou sete músicas: “Chega, Chega, Chegadinho”, de Lauro Maia, “Curta-Metragem”, de Rodger Rogério, “Samples de Odiamor”, de Uirá dos Reis, “Menino de Rua”, de Luiz Sérgio, “Samba do Lago”, de Fabrício da Rocha e Leite Neto, “Bicicleta”, de Wagner de Castro, e “Aqui Jazz Você”, de Leonardo Adriano Freire Júnior.

Breve descrição da imagem: peça gráfica de divulgação do vídeo. Desenho da orla de Fortaleza, onde pessoas transitam, desfrutando da praia e do calçadão à beira-mar. Ao fundo, vêem-se os prédios de frente para o mar. São coloridos e estão encimados por um límpido céu azul, onde está escrito Fortaleza em sol maior, com destaque para a palavra Fortaleza em letras brancas. No rodapé da peça, à direita, está o logo da Vila das Artes, e à esquerda, está o brasão da Prefeitura de Fortaleza e o selo da gestão Você Construindo a Fortaleza Bela.

“Fortaleza em Sol Maior” será o segundo vídeo do projeto a contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e para surdos. Igualmente como aconteceu com o vídeo “Fortaleza em Todos os Sentidos”, a audiodescrição e a legendagem para surdos foram realizadas por Bruna Alves Leão, Élida Gama e Klístenes Braga, todos profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – ATAV Brasil. Para Klístenes, o trabalho de tradução audiovisual dos vídeos contribui para tornar Fortaleza cada vez mais acessível aos olhos e aos ouvidos de todos.

::Serviço
Fortaleza em Sol Maior
Exibições com audiodescrição e legendagem para surdos
Lançamento: dia 04/05, às 19h, na Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro)
Dia 21/05, às 13h, n Instituto Dr. Hélio Góes (Rua Padre Anchieta, 1400, Monte Castelo)
Mais informações: (85) 3252.1444

Nenhum comentário:

Postar um comentário