quinta-feira, 10 de outubro de 2013

“O Mergulho” com audiodescrição no Festival de Teatro Infantil do Ceará

Por Assessoria de Imprensa

Em sua 3ª edição, o Festival de Teatro Infantil do Ceará – TIC apresenta nesta sexta-feira (11), às 14h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o espetáculo de teatro infantil “O Mergulho” para crianças com deficiência visual.

Esta é uma das novidades do 3º TIC, que tem como um de seus eixos de atuação, a democratização do acesso à cultura para a infância. Já participaram da programação acessível do TIC, alunos da E.E.F. Instituto dos Cegos, que assistiram ao espetáculo “A Menina dos Cabelos de Capim”, na manhã desta quinta-feira.

Amanhã (11) será a vez da criançada da Associação de Cegos do Estado do Ceará – ACEC conferir a programação do TIC com apoio do recurso da audiodescrição, uma modalidade de tradução audiovisual que garante a fruição do público com deficiência visual de forma igualitária com os demais.

Em cena, “O Mergulho”, da Cia. Argumento (CE). Em um lindo dia de sol, Na Maria Morales vai à praia, com todos os acessórios a que tem direito. Mal sabe o que a esperava! Quando pensava que iria ter um dia maravilhoso, eis que surge Amálio Serra, causando a maior confusão, levando-a à loucura. Mas o que ele mais quer é conquistá-la; sem muito êxito em suas tentativas. Ela, sempre muito arrogante, esnoba-o com muita classe, deixando-o sempre irritado. Para a felicidade de Amálio, ocorre um pequeno incidente “à beira mar”; a paixão, então, acontece através da tentativa de fazer respiração boca a boca.

Breve descrição da imagem: Um palhaço gordinho, usando uma malha laranja com verde, uma touca vermelha e óculos verdes de natação, está sentado no chão, tentando calçar uma miniatura de pé de pato verde no dedão do pé direito. Ele usa um nariz vermelho e sua expressão é de grande esforço. Sua língua está para fora e ele tem colares de flores coloridas no pescoço e pequenas boias amarelas de natação nos braços. Crédito da foto: Helio Creston.

A Cia. Argumento vem desenvolvendo um trabalho no qual as linguagens cênicas (dança e teatro) possam se aglutinar, por uma osmose criativa e interessante, e já teve outro espetáculo de seu repertório traduzido por meio da audiodescrição, “Magno-Pirol, um corpo na loucura”, em 2009.

FICHA TÉCNICA
Espetáculo: O Mergulho
Direção/roteiro: Graco Alves
Elenco: Santa Dias e Graco Alves
Duração: 45 min.
Classificação etária: 45 min.
Audiodescrição: Leão & Braga Audiodescritores Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário